Marcelo Bastos
Marcelo Bastos

Célia Rocha, de maior liderança política da região do agreste ao ostracismo.

Marcelo Bastos |

A trajetória política de Célia Maria Barbosa Rocha iniciou-se em 1988, quando foi eleita pelo PFL vereadora por Arapiraca, sua terra natal. Naquela eleição foi a segunda colocada dentre as treze vagas em disputa. Foi reeleita vereadora em 1° lugar pelo PSDB nas eleições de 1992. Nessa legislatura foi presidenta da Câmara Municipal de Arapiraca.

Célia Rocha, antes de ser vereadora por Arapiraca, assumiu o cargo de Secretária Municipal de Saúde, entre 1984 e 1988, na gestão do prefeito Severino Leão.

Nas eleições municipais de 1996, Célia Rocha foi candidata a prefeita de Arapiraca pelo PSDB. Foi eleita com 24.841 votos (47,83%). Sua grande gestão à frente da Secretaria de Saúde do Município, foi determinante para a sua vitória. Foi reeleita prefeita pelo PSDB com uma expressiva votação de 46.015 votos (66,69%), nas eleições municipais de 2000.

Célia Rocha, nos seus dois primeiros mandatos de prefeita, emplacou uma gestão alicerçada na realização de grandes obras e na pontualidade no pagamento dos fornecedores e servidores públicos, tornando-a a principal liderança política da região do agreste.

Nas eleições de 2010, Célia Rocha atingiu o auge de sua carreira política, quando foi eleita deputada federal pelo PSDB com uma expressiva votação de 124.504 votos, ficando em 2° lugar dentre as nove vagas em disputa.

Célia Rocha, nas eleições municipais de 2012 foi eleita pela terceira vez para prefeita de Arapiraca com 46.117 votos (46,33%). Renunciou o mandato de deputada federal para assumir a prefeitura de Arapiraca no dia 1 de janeiro de 2013. Talvez, a decisão de Célia em ser candidata naquele pleito tenha sido o seu maior erro político de toda a sua trajetória.

Na sua terceira gestão, a população arapiraquense apostou que Célia iria dar continuidade ao grande trabalho de suas gestões anteriores, porém isto não aconteceu. Com imensas dificuldades financeiras deixou para o seu sucessor folhas atrasadas de servidores e um montante de restos a pagar de aproximadamente de vinte milhões de reais.

Nas eleições de 2018, o prestígio e a liderança de Célia Rocha " foram por água abaixo" após obter uma votação inexpressiva de 16.962 votos para deputada estadual, ficando na terceira suplência de sua coligação.

Após a eleição de 2018, Célia Rocha não voltou a concorrer a cargos eletivos, passou a dedicar-se a sua profissão de médica.

SOBRE O AUTOR

Marcelo Bastos é professor, escritor e um grande especialista em eleições no Estado de Alagoas. Em 2017 o analista político Marcelo Bastos publicou seu primeiro livro sobre eleições em Alagoas com o título “Eleições em Alagoas 1978 a 2016”. Nas eleições para Vereador de 2012, no município de Maceió, acertou 100% das suas previsões. Nas eleições de 2014, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou os 9 deputados federais eleitos e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Nas eleições para Vereador de 2016, em Maceió, das 21 vagas existentes para a Câmara Municipal, acertou 19 dos vereadores eleitos. Nas eleições de 2018, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou 7 dos deputados federais eleitos das 9 vagas existentes e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Todas essas previsões foram publicadas em alguns portais e jornais da nossa capital.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados