Com a chegada das mais modernas máquinas de lavar é preciso ter cuidado quando se fala em água e eletricidade. A Equatorial reforça que os cuidados devem ser redobrados para evitar acidentes graves ou até mesmo fatais, durante o manuseio do equipamento.   

 Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), no ano de 2020, apontou que a máquina de lavar está na lista dos eletrodomésticos que mais causou acidentes fatais por choque elétrico em moradias, logo após o carregador de aparelho celular. 

O estudo mostra, que durante o mesmo período, foram registrados 19 acidentes fatais com a máquina de lavar e 18 ocorrências fatais motivadas pelo uso do carregador de celular. 

O executivo de segurança da Equatorial Alagoas, Bruno Pimentel, ressalta que muitas vezes o problema está na fiação da casa ou na sobrecarga do sistema. A recomendação feita pelo especialista na área, é não utilizar os famosos Ts, fios desencapados ou extensões improvisadas, além de evitar fazer o uso de equipamentos que não possuem certificação.   

“O maior agravante é a presença da água. Jamais se deve colocar a mão ou braço dentro da lavadora de roupas com o eletrodoméstico já ligado na energia, pois qualquer eletrodoméstico é passivo de problema e pode provocar um acidente fatal. Outro ponto muito importante é ficar atento à manutenção do equipamento e não tentar resolver algum defeito que venha a surgir por conta própria. O reparo deve ser feito por um profissional capacitado e de confiança”, alerta,   

A Distribuidora reforça, que os choques elétricos, portanto, são acidentes que podem ser facilmente evitados e que, muitas vezes, dependem apenas de medidas simples de segurança, que contribuem para a redução desse risco tanto nos imóveis, como no trabalho e até mesmo na rua.

Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, Equatorial orienta a desligar o disjuntor elétrico ou a chave geral e providenciar socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Ocorrências com a rede de energia também devem ser comunicadas imediatamente à Distribuidora por meio da Central de Atendimento 0800 082 0196.

*com Assessoria