Tem sido cada vez mais comum as denúncias de crimes virtuais em todo país e, em Alagoas os números cresceram desde o mês de janeiro de 2021. Conforme dados da Seção de Crimes Cibernéticos da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), por mês são registradas mais de 400 denúncias.
Somente de janeiro a setembro desse ano, foram mais de 3 mil casos que foram feitos pedidos de abertura de investigação, e o mais comum tem o golpe pelo WhatsApp. Uso de fotos roubadas irregularmente, clonagem de números de telefones em aplicativos e até uma negociação intermediada tem sido apenas alguns dos golpes usados para lesar a vítima.
De acordo com o delegado de Crimes Cibernéticos em Alagoas Cayo Rodrigues, o número de denúncias das vítimas aumentou em quatro vezes em comparação ao mesmo período em 2020, mas esse número pode ser bem maior, já que algumas vítimas não fazem o registro na polícia.
Rodrigues alerta que as pessoas precisam estar atentas aos primeiros sinais dados pelos golpistas, como também denunciar os casos para que a polícia possa investigar.
Diversas instituições financeiras e que prestam serviços com a utilização dos dados com dados pessoais tem criado campanhas para evitar que as pessoas caiam nos golpes.