Visita de Ministro revela o reinado de Arthur Lira em Alagoas

18/10/2021 21:26 - Filipe Valões
Por redação

Para a população e boa parte da imprensa, a vinda para Alagoas do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, foi apenas uma visita de integrante do Governo Federal, para sacramentar e entregar obras aos alagoanos. Isso explicaria, aparentemente, a presença de tantos políticos locais, que estiveram ao redor do ministro. Mas, na política, enquanto pessoas “normais” olham para o hoje, os políticos enxergam bem lá na frente, digamos, um ano adiante.

Para quem acompanha diariamente os bastidores e as articulações políticas, o que vimos hoje foi bem mais do que as aparências. Hoje, já é passado, aos olhos dos políticos alagoanos. Eles estiveram nas cerimônias, não para prestigiar o ministro, mas para marcar presença diante do político mais influente do momento e do cenário nacional, em 2022.

Senadores, prefeitos, deputados, vereadores… Todos, formaram uma corte não-declarada ao redor de sua majestade, Arthur Lira de Alagoas. E não me entendam mal, não é ironia, nem deboche. O filho do experiente Biu de Lira alcançou um status de realeza, aos moldes antigos mesmo, com sua ascensão à presidência da Câmara Federal. A maior prova disso está na sua condição de considerável independência, atendendo aos interesses do Presidente da República, porém demonstrando que não depende do Planalto.

E se essa analogia com um reinado é aplicável, outra também funciona perfeitamente: a relação dos animais na vida selvagem. Em todo ecossistema, existe um predador alfa, aquele que consegue intimidar os demais, levando alguns a desenvolver um “respeito” útil, que pode ajudar na convivência e até render benefícios mútuos.

Arthur, (repito, sem ironias) está no topo da “cadeia alimentar” da política, em uma posição estratégica, cobiçada e que obriga seus pares a manter uma distância segura, mas também a ficar ao seu redor para conseguir lucrar com sua presença.

Em 2022, teremos uma das disputas eleitorais mais acirradas da história da República, a nível presidencial, que refletirá também nos demais escalões. Senadores, deputados federais e estaduais, governadores… Todos estarão à mercê da polarização que tomou conta do país nos últimos anos. Se engana quem acha que Arthur Lira está em algum desses polos.

A exemplo de seu pai, Biu de Lira, o deputado-presidente Arthur sabe bem qual o segredo para construir um reinado ou sobreviver na selva da política. Ele não está do lado de ninguém e, com isso, consegue que muitos venham ficar do seu lado, quando há interesse. Se você, caro leitor, duvida disso, então dê uma olhada nas fotos e vídeos da visita do ministro Tarcísio a Alagoas. Vai ver Arthur ao centro e os demais ao seu redor.

Enquanto muitos estão vivendo em 2021, Arthur Lira já está, há um bom tempo, reinando em 2022.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..