Um grupo de moradores do bairro do Bom Parto, parte baixa de Maceió, realizaram um protesto, na noite desta segunda-feira (18), para cobrar a realocação de famílias que permanecem em áreas da localidade afetadas por rachaduras e afundamento de solo.
Os manifestantes bloquearam o cruzamento da Avenida Francisco Braga Cavalcante com a Rua General Hermes, com pneus e pedaços de madeira.
O protesto deixou o trânsito congestionado na região. No entanto, a via foi liberada por volta das 18h30, após a chegada da Polícia Militar que negociou com os manifestantes, que alegam que continuam residindo em uma área de risco onde a maioria das casas já foi desocupada. Eles cobram celeridade da Braskem para a retirada das famílias da região.
Além do Bom parto, os bairros do Bebedouro, Mutange e Pinheiro foram afetados pelos problemas reivindicados.
Em nota enviada a imprensa, a Braskem informou que as áreas que atua são as zonas de criticidade 00 (realocação imediata) e zona de criticidade 01 (monitoramento, mas sem mudança imediata), ambas definidas pela Defesa Civil, e que os moradores que protestam nesta noite não fazem parte dessas áreas específicas.
Leia a nota na íntegra:
A Braskem atua na área delimitada pela Defesa Civil como zona de criticidade 00 – que exige realocação imediata – e zona de criticidade 01, que determina monitoramento e não exige mudança imediata. A empresa mantém diálogo permanente com as autoridades, na busca das melhores soluções para os moradores e comerciantes atendidos pelo Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação.
Em dezembro de 2020, a Braskem assinou um acordo que prevê recursos e tratativas nos aspectos sociais, ambientais e de mobilidade. Empresas especializadas estão realizando os diagnósticos nas áreas de entorno do mapa de desocupação para compreender as alterações nas dinâmicas sociais e de mobilidade e sugerir propostas de ações, a partir de escutas da comunidade.
A Braskem respeita o direito de manifestação pacífica e reitera o seu compromisso com a segurança dos moradores dos bairros afetados pelo fenômeno geológico, propondo e executando as ações necessárias para isso.