Municípios de AL começaram a receber ontem novas doses de vacinas Pfizer

16/10/2021 12:07 - Interior
Por Assessoria
Image

A população acima de 60 anos tem garantida132.586 doses de reforço da vacina Pfizer e os trabalhadores da Saúde; 18.476. A distribuição das 151.062 doses iniciou ontem, portanto os municípios deverão agendar a retirada junto a CEADI e CREADI. O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/ AL) Rodrigo Buarque, gestor da Saúde de Jundiá, assegurou que o quantitativo é suficiente para o público citado e que a distribuição das doses foi calculada com base nos idosos e trabalhadores da saúde que completaram o esquema vacinal até 30 de abril.

Segundo ele, juntamente com esta 44ª remessa estadual, também estão sendo distribuídas 6.888 doses da vacina Pfizer para dez municípios que solicitaram aporte para a conclusão da vacinação dos adolescentes. São eles: Água Branca, Belém, Delmiro Gouveia, Feira Grande, Jacaré dos Homens, Lagoa da Canoa, Marechal Deodoro, Mar Vermelho, Rio Largo e Santa Luzia do Norte.

Vale ressaltar que estão sendo distribuídas 1.120 doses da vacina CoronaVac para os municípios de Maravilha, Marechal Deodoro, Olho D Água do Casado, Olho D Água Grande e Novo lino, que solicitaram aporte para a conclusão da vacinação da população adulta acima de 18 anos e adolescentes.  O presidente do Cosems/AL destacou a importância de os municípios respeitarem o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda doses ou dose única), independente do imunizante aplicado.

O Cosems/AL adverte que os municípios não devem aplicar a dose de reforço em grupos diferentes dos estabelecidos pelo PNI nacional, ou seja, vacinar apenas idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. “Pedimos aos gestores que ainda não recebem Pfizer e solicitaram armazenamento de doses em outro município que assinem com maior brevidade possível o termo de cooperação técnica, documento assinado por ambos os municípios, confirmando a pactuação entre os gestores, uma vez que o documento servirá de controle para liberação das doses junto ao PNI AL”, reforçou Rodrigo.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..