O dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é comemorado nesta terça-feira (12) e, em Maceió, são esperadas mais de mil pessoas nas missas de celebração. Para o Padre Rodrigo Rios, a festividade é de grande importância, pois a data representa a construção da história do país, “não somente da religiosidade, mas da identidade do nosso povo”.

Ao Cada Minuto, o religioso, que pertence à Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Cidade Universitária, conta que é muito bonito ver o quanto, neste dia 12 de outubro, as pessoas querem participar dos festejos. “Para nós, é importantíssimo celebrar esta data porque é uma forma de reconhecer a presença de Maria na história do nosso país”.

“Celebrar esta data significa reconhecer a intervenção de Nossa Senhora na construção deste país, na história do nosso povo. Nós somos um povo religioso, mesmo que tenham tantas dificuldades de expressão e outras coisas que são decorrentes no âmbito da religiosidade, mas o nosso povo brasileiro é religioso”, destaca.

Nesta terça-feira, será realizada uma missa às 9h e outra às 16h, na paróquia. “A missa da tarde é seguida de uma carreata em que nós vamos colocar um andor de Nossa Senhora em um trio elétrico e vamos sair com os carros buzinando e dizendo, de uma forma tão bela, que nós somos devotos da Virgem Maria Aparecida”.

A carreata vai percorrer as cinco comunidades pertencentes à paróquia. Iniciando na Cascadura, seguindo pelo Conjunto Lucila Toledo, Condomínio Jardim tropical, Novo Jardim e finalizando na igreja.

De acordo com o sacerdote, não haverá limite de público para as missas, pois serão campais, em local aberto. Ele afirma que a expectativa é que entre 400 e 500 pessoas participem em cada missa. Seguindo os protocolos sanitários, os devotos devem estar usando máscaras, haverá uma equipe preparada para aferir a temperatura, será disponibilizado álcool para higienização e as cadeiras terão um distanciamento de até 1.5m.

O padre explica que a celebração iniciou no último domingo (3) e se estende até hoje. De 3 a 11 de outubro ocorreu o novenário, que é o período de preparação para o dia da festa, em que compareceram cerca de 500 pessoas. Um número reduzido em relação aos anos anteriores, devido a pandemia.

Para quem ainda não se sente seguro ou não poderá acompanhar presencialmente, a festa será transmitida pelo canal do YouTube, com a equipe da pastoral da comunicação da paróquia fazendo a transmissão”.

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida

A paróquia fica localizada na Rua Dois A, S/N, no Conjunto Inocoop, ao lado da Associação de Moradores do Inocoop, no bairro Cidade Universitária, em Maceió.

O local é a primeira igreja que se tornou paróquia na capital. Sua inauguração aconteceu em 24 de março de 1985 e, em 19 de março de 2020, foi instituída a primeira paróquia dedicada a Nossa Senhora Aparecida.

*Estagiária sob supervisão da editoria