Durante o reordenamento das jangadas na Praia de Ponta Verde, nesta quinta-feira (7), em Maceió, equipes de fiscalização constaram algumas irregularidades, como jangadas e materiais abandonados na faixa de areia e que não estavam sendo utilizados por nenhum dos pescadores. No total, foram apreendidas 15 embarcações que serão descartadas corretamente.
A ação foi efetuada pelas Secretarias Municipais de Segurança Comunitária de Convívio Social (Semscs) e Desenvolvimento Sustentável (Sudes). Durante a ação também foram removidas outras estruturas irregulares, que serviam como depósito de materiais e estavam sem uso.
Segundo Marcos André, diretor de Convívio Social, antes da operação ser feita os pescadores foram ouvidos e os próprios jangadeiros fizeram a indicação das embarcações que deveriam ser retiradas.
“Fizemos uma visita até o Mercado do Peixe, na Ponta Verde, e conversamos com os pescadores, explicando sobre a ação que iríamos realizar para melhorar o espaço de trabalho deles. Demos um prazo de 72 horas para que eles retirassem os materiais que não estivem sendo utilizados e os próprios pescadores apontaram quais materiais poderiam ser recolhidos”, disse o diretor.
Ainda será realizada uma segunda ação para alinhamento das embarcações que ficam por trás do Mercado do Peixe, na praia de Ponta Verde.
*com Assessoria


