WhatsApp fora do ar: alagoanos relatam prejuízos nas vendas e “dependência” do aplicativo

05/10/2021 05:43 - Tecnologia
Por Gilca Cinara
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A instabilidade nos aplicativos do WhatsApp, Instagram e Facebook nesta segunda-feira (03) deixou muitos empresários alagoanos em “pânico” devido à queda das vendas e os prejuízos que ficaram, logo no início da semana, serão lembrados. 

 

Demitida no início da pandemia, Paloma Freire começou em sua residência a fazer comida saudável para vender pelo WhatsApp. O projeto veio com a necessidade de manter as contas em dia e ganhou força com as vendas pelo aplicativo de mensagens.

 

“Hoje foi um dia muito ruim para a gente, pois tivemos bastante comida que sobrou e isso ocorreu justamente no horário do almoço”, disse a empreendedora. Ela conta que geralmente alguns clientes fazem os pedidos antes, mas tem uma parcela que pede até o início da tarde. 

 

“Algumas pessoas até chegaram a ligar, mas boa parte ficou tentando mandar mensagens e não conseguiu retorno. Só ficamos sabendo dessa pane muito tempo depois e já era um pouco tarde para pensar em uma alternativa”, contou Paloma. 

 

Gerente de uma ótica, Thiago Mendonça também teve que arranjar outras maneiras para atender aos clientes de forma online, sem os aplicativos. Ele lembra que a empresa não era preparada para fazer o atendimento virtual, até a chegada da pandemia. 

 

Mendonça relata que a empresa fez um investimento nas plataformas, permitindo que os clientes fizessem, inclusive, pagamentos por meio do WhatsApp. “Hoje ficamos sem contato algum e com certeza perdemos vendas e também alguns atendimentos. Somente ocorrendo uma coisa dessa para percebermos o quanto estamos dependentes desses aplicativos”, relatou ele. 

 

No meio da pane, um cliente efetuava uma compra na ótica e precisou enviar o comprovante de pagamento por e-mail para finalizar a compra, relatou o gerente. “Nós temos um site onde o cliente pode fazer suas compras, mas a rede social tem sido a maior aliada, porque a cliente pode ver os modelos dos produtos nela e pelo WhatsApp para fazer o pedido. Sentimos muito essa falta hoje”, completou Mendonça. 

 

Pane mundial

 

As redes sociais ficaram fora do ar por quase 7 horas, o que gerou muitos comentários em outras plataformas, assim como os conhecidos memes. Em nota via assessoria de imprensa, o Facebook, dono das redes sociais afetadas, se desculpou pela interrupção de seus serviços. 

 

“Nossas sinceras desculpas a todos os afetados pela interrupção dos serviços do Facebook neste momento. Estamos passando por problemas em nossas redes e nossos times estão trabalhando para resolver essa situação o mais rápido possível”, diz o comunicado assinado por Mike Schroepfer, CTO da empresa.

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