Um homem foi preso por suspeita de tráfico de drogas pela Polícia Federal, em Maceió, na manhã desta terça-feira (5), em um hotel na orla de Maceió, onde passaria o final de semana. A prisão ocorreu durante uma operação nacional, denominada Balada, desencadeada em Uberlândia. A operação cumpre mandado em 10 estados, incluindo em Alagoas. No Estado, três pessoas foram presas preventivamente. 

De acordo com informações, o suspeito ostentava uma vida de luxo, fruto do dinheiro criminoso do tráfico de drogas e publicava as fotos nas redes sociais. Segundo a PF, ele é o mais importante traficante de drogas do triângulo mineiro. A estimativa é de que mais de R$ 2 bilhões foram movimentados pelos investigados nos últimos dois anos.

O preso responde a crimes de tráfico ilícito de entorpecentes, lavagem de dinheiro e constituição de organização criminosa. Após ser submetido a exame de corpo de delito, ele foi encaminhado ao Sistema Prisional de Alagoas onde permanecerá à disposição da Justiça. 

De acordo com a Polícia Federal, o suspeito tinha três mandados de prisão preventiva expedidos contra ele pela 4ª Vara Criminal da comarca de Uberlândia. O nome dele não foi divulgado.

O suspeito foi levado para a sede da PF, em Maceió, e depois encaminhado ao sistema prisional de Alagoas, onde fica à disposição da Justiça.

O grupo é investigado também por participação no comércio ilegal de armas de fogo e lavagem de dinheiro, além de traficar, ele também produzia a droga comercializada e adquiria os insumos químicos através de empresas regulamentadas.

De acordo com a PF, foram apreendidos armas, drogas e R$ 850.000,00 em dinheiro. Ao todo, 95 prisões efetivadas e 115 carros apreendidos.

A operação cumpre ao todo 247 mandados de prisão e 249 mandados de busca e apreensão, medidas cautelares como sequestro de bens e de bloqueio de contas bancárias, sendo executados nos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Alagoas, Tocantins e Espírito Santo.