Luciano Barbosa, hoje a maior liderança do Agreste.

27/09/2021 12:02 - Marcelo Bastos
Por redação
Image

A trajetória política de José Luciano Barbosa da Silva iniciou-se em 1986, quando foi candidato a deputado estadual pelo PMDB com 1.495 votos, porém, não obteve êxito naquele pleito.

Luciano Barbosa, foi secretário de Educação da Prefeitura de Arapiraca na gestão de Severino Leão(1993/1996), secretário de Finanças e de Saúde na gestão de Célia Rocha (1997/2004), secretário estadual dos Transportes e Obras e de Administração do Governo de Divaldo Suruagy (1995/1997) em Alagoas, atuando ainda como coordenador do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) no momento em que o Estado enfrentava uma séria crise financeira. No Governo Federal, ocupou o cargo de secretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Justiça na gestão do senador Renan Calheiros, em 1999 e ministro da Integração Nacional.

Nas eleições municipais de 2004, Luciano Barbosa foi eleito para prefeito de Arapiraca pelo PMDB com 53.391 votos (67,42%). O segundo colocado daquele pleito foi Edwilson Fabio do PSB com 25.797 votos. (32,38%). A vitória de Luciano, deve-se principalmente ao apoio da prefeita Célia Rocha e dos senadores Renan Calheiros e Teotônio Vilela.

Luciano Barbosa, nas eleições de 2018 foi reeleito prefeito de Arapiraca pelo PMDB com 81.144 votos (91,07%). Com uma gestão de excelente aprovação pela população, a eleição de Luciano foi praticamente por aclamação. O segundo colocado foi Lucivan dos Santos do PRB com uma inexpressiva votação de 4.404 votos (4,94%). Na sua segunda gestão, foi presidente da Associação dos Municípios Alagoanos(AMA).

Nas eleições de 2014, Luciano Barbosa foi candidato a vice-governador na chapa de Renan Filho. A chapa Renan/Luciano foi vitoriosa no primeiro turno com 670.310 votos (52,16%).

Luciano Barbosa, nas eleições de 2018 foi mais uma vez o vice de Renan Filho. A chapa foi vitoriosa com 1.001.053 votos (77,30%), numa eleição que praticamente não teve disputa. No Governo de Renan Filho, Luciano foi secretário de Educação.

Luciano Barbosa que ao longo da sua trajetória política sempre foi um fiel escudeiro dos Calheiros, rompe politicamente com eles e resolve ser candidato pelo MDB a prefeito nas eleições municipais de 2020 na cidade de Arapiraca. Tal decisão levou o diretório estadual do partido a realizar uma represália ao candidato, anulando a convenção organizada pelo diretório municipal, dissolvendo o diretório municipal, suspendendo a sua filiação por 70 dias e, ainda entrando na justiça contra o candidato. Tais atitudes do diretório estadual do MDB tiveram como consequência a suspensão da candidatura de Luciano Barbosa por parte do TRE/AL. Seus advogados recorreram junto ao TSE contra a suspensão de sua candidatura, porém, o TSE manteve a decisão. Graças a uma liminar concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso, o nome de Luciano Barbosa foi mantido na urna eletrônica nas eleições de 2020. As decisões truculentas, tomadas pelo diretório estadual do MDB, causaram um clima de revolta na ampla maioria do eleitorado Arapiraquense, o que beneficiou grandemente a campanha e a candidatura de Luciano. A consequência de todos esses fatos foi a esmagadora votação de 59.249 votos (54,56%) e uma vitória política do candidato, que vai ficar marcada na história das eleições de Arapiraca.

Luciano Barbosa, após a vitória nas urnas nas eleições de 2020, passou a ser indiscutivelmente a maior liderança da região do agreste.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..