Grupo de Trabalho vai combater exploração sexual de mulheres e crianças na alta temporada

24/09/2021 09:41 - Maceió
Por Assessoria
Image

A Prefeitura de Maceió acaba de criar um Grupo de Trabalho para combater o tráfico de mulheres e o turismo sexual na alta temporada. A medida, inédita nas políticas públicas, veio nesta quinta-feira (23), Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. O grupo é coordenado pelo Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres e composto por secretários municipais, integrantes do Poder Judiciário e representantes da sociedade civil.

As secretarias envolvidas levantaram os mecanismos existentes, definiram metas e, a partir disso, criarão tratativas para combater a prostituição na capital alagoana. Haverá, ainda, uma reunião entre a Promotoria de Justiça e os Conselhos Tutelares para definir novas estratégias de fiscalização e capacitação.

A coordenadora do Gabinete explica que o processo se dará em duas etapas principais. “Nesse primeiro momento, vamos criar mecanismos de alerta. Em seguida, vamos fortalecer nossa rede socioassistencial já existente, ou seja, nossos equipamentos e servidores. Isso será possível através de parcerias que nos ajudem a criar alternativas que não sejam a prostituição”, esclareceu Ana Paula Mendes.

Também estão envolvidas as Secretarias do Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), com Patrícia Mourão; do Convívio Social (Semscs), com o secretário Thiago Prado; da Assistência Social (Semas), através do secretário adjunto Moacir Teófilo; e o secretário adjunto da Juventude, Rodolfo Barros.

“Maceió é uma das capitais mais procuradas por turistas de todo o mundo na alta temporada. Mas nós queremos um turismo seguro, correto e saudável para todos, em especial para nossas mulheres e meninas. Não vamos medir esforços para continuar combatendo esse crime, dessa vez, ainda mais fortes”, garantiu a secretária de Turismo e Esporte, Patrícia Mourão.

Além dos representantes de cada pasta, também estavam presentes a juíza da Infância e juíza-coordenadora da Casa Mulher Alagoana, Dra. Fátima Pirauá; a promotora substituta da Promotoria da Infância da Capital, Dra. Jheise Gama; Amanda Baltazar, da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual de Alagoas (RAVVS); e do Centro de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), Paula Lopes.

Índices com a pandemia

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 50 mil vítimas foram detectadas e denunciadas em 148 países em 2018. O estudo alerta que a pandemia do coronavírus agravou ainda mais esses números, haja vista que, na maioria dos casos de violação de direitos, o agressor está dentro da casa da vítima.

As mulheres continuam sendo os alvos principais. Quase metade das vítimas identificadas em nível global eram adultas e 20% meninas. Cerca de 20% eram homens adultos e 15% meninos. 

“Nesse período de pandemia, os criminosos se aproveitaram da crise global, do desemprego, da perda de renda e do aumento do tempo que adultos e crianças passam na internet para agir. Nosso maior objetivo, então, é criar um cenário em que as vítimas enxerguem alternativas, principalmente no momento pós pandêmico”, finalizou Ana Paula.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..