Com a liberação para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em Alagoas, muitos idosos com mais de 70 anos procuraram os pontos de vacinação, mas não conseguiram tomar o reforço por conta de algumas situação.
É necessário que as pessoas estejam atentas ao cartão de vacinação. A terceira dose somente será aplicada para quem tenha completado seis meses da segunda dose e pessoas com alto grau de imunossupressão, com pelo menos 28 dias após terem sido imunizados com a 2ª dose.
A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, informou que As pessoas acamadas que tomaram a primeira e a segunda doses em Maceió e já estão cadastradas na base de dados da Prefeitura com essa condição serão contatadas e atendidas pelas equipes de vacinação extramuros. As que vieram a ficar acamadas ao longo desse período precisam ligar para o número 3312-5589 e se cadastrar para receber a equipe de vacinação em casa.
O imunizante é diferente
A Nota Técnica n° 43/2021 do Ministério da Saúde recomenda a intercambialidade entre vacinas para terceira dose. Ou seja, todo esse público tomará vacinas diferentes das que foram administradas nas doses anteriores. Quem tomou as duas doses da Coronavac e da Astrazeneca tomará a terceira dose da Pfizer e quem tomou as duas doses da Pfizer tomará a dose complementar da Astrazeneca.
Documentos necessários para terceira dose
Para se vacinar com a terceira dose, pessoas idosas devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência (não precisa cópia) e o cartão de vacinação com as informações da etapa anterior.
Pessoas imunocomprometidas devem apresentar, além do documento de identificação e do comprovante de residência, um dos citados abaixo:
– Prescrição médica com justificativa;
– Exames específicos que estabeleçam o diagnóstico;
– Relatório médico;
– Receitas para terapêutica específica de condições descritas;
– Guia de Encaminhamento específico.