A educação pública de São Miguel dos Campos ( AL) tem tomado um rumo diferente e mudado a vida e a rotina dos alunos da rede municipal de ensino. Mesmo durante a pandemia os trabalhos continuaram e diversas ações e projetos educacionais com foco na qualidade do ensino foram realizadas.

A equipe da semed juntou forças e contrariando a maioria dos centros de ensino do Estado que ficaram engessados , avançou , realizando trabalhos onde o aluno era o principal e mais importante. Todas as ações que aconteceram na cidade beneficiando crianças, adolescentes e alunos do EJA só foram possíveis graças ao empenho e liderança do Secretário de educação , Charles Valença.

Charles iniciou ações inovadoras, benéficas e de destaque  a exemplo da última realizada no município , onde um médico oftalmologista foi atender os alunos ,cuidando da saúde visual afim de prevenir e tratar doenças oculares. Todo o trabalho Médico e educacional foi baseado em pesquisas que comprovam que alunos que tem algum tipo de dificuldade para enxergar acabam tendo seus rendimentos prejudicados em sala de aula.

A Semed São Miguel dos Campos não parou somente nos exames e consultas oftalmológicas e recebendo apoio total do prefeito George Clemente realizaram juntos também a doação de óculos de grau para os alunos que receberam receita .

A ação foi aplaudida por pais e alunos,  pessoas humildes que não podem pagar uma consulta oftalmológica ou realizar a compra de um óculos . “ Essa ação foi maravilhosa para nossos filhos e espero que outras sejam realizadas; porque nós precisamos desse olhar de carinho de pessoas como Charles e George , muito obrigada “ disse , Dona Izailda Silva, mãe de um dos alunos.

Ao assumir a prefeitura de São Miguel dos Campos George Clemente e Dr Benildo que é vice prefeito, encontraram grandes dificuldades e atraso no ensino local e então, começaram a selecionar os melhores profissionais da educação para transformarem a realidade da Educação iniciando assim , trabalhos em parcerias com outras pastas onde o aluno era o protagonista.

Segundo dados do programa de alfabetização solidária do Ministério da Educação (MEC), 22,9% dos casos de evasão escolar no Brasil acontecem por conta de problemas de visão. Uma pesquisa recente feita pelo Instituto Penido Burnier, de Campinas, apontou que o baixo rendimento escolar estava ligado à falta de óculos ou tratamento inicial ocular para 51% das crianças.