Giovana Montemor
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Dieta Low Carb: é sustentável?

Giovana Montemor|

A dieta low carb é uma estratégia nutricional que propõe uma redução da quantidade de carboidratos ingeridos e tem sido bastante procurada por pacientes que buscam o emagrecimento. Essa estratégia nutricional trás bons resultados, embora eles não sejam sustentáveis a longo prazo. Isso acontece porque é difícil sustentar uma alimentação restrita de algum macronutriente por muito tempo, a não ser que a sua relação com a comida seja extremamente racional, o que não é o caso de 95% das pessoas.

Depois de um tempo em dieta low carb – ou qualquer outra estratégia, é natural “chutarmos o balde”. Essa atitude nos leva a comer aqueles alimentos que foram “proibidos” mais do que o necessário e de forma totalmente descuidada. Esse tipo de comportamento pode ser um sinal de que a nossa relação com a comida está sendo negativamente afetada pela prática da dieta.

Em função disso eu não sou a favor de estratégias com restrições por muito tempo. Se você me acompanha nas redes sociais há um tempo e/ou é meu paciente, sabe que defendo acima de tudo o equilíbrio e a mudança da relação com a comida, com reeducação e autonomia alimentar. 

Pense bem antes de fazer dieta low carb

Simplesmente porque não é algo sustentável ao longo do tempo. Pode até funcionar (aliás, qualquer conduta extrema funciona), mas reflita sobre sua rotina e sobre a sua relação com a comida. Pergunte-se: quantos dias, semanas ou meses você aguentaria consumir pouco carboidrato? Quando voltar a comer, de que forma será? Será de forma voraz e transtornada?

Vejo muitas pessoas amedrontadas com a nutrição - “isso pode, isso não pode” - categorizando os alimentos em “vilões” e “mocinhos”. Isso só contribui para tornar o comportamento alimentar ainda mais problemático, cheio de culpas e arrependimentos desnecessários.

Dessa forma, precisamos construir uma nova forma de comer, para perder o medo excessivo da comida. A ingestão de carboidratos, quando feita de forma adequada em termos de escolhas e quantidades na maior parte do tempo, não causa excesso de peso e obesidade nem outros prejuízos para a saúde. Pelo contrário, os carboidratos são importantes no contexto geral! Por exemplo, os carboidratos complexos (saudáveis) são a principal fonte de energia para o cérebro além de auxiliar no rendimento nos treinos. Além disso, as fibras dos carboidratos auxiliam na motilidade intestinal, redução do colesterol e glicemia e colaboram na qualidade do sono e no aumento da serotonina (neurotransmissor que promove sensação de prazer e bem estar).

Desconfie de todas as promessas milagrosas, pois elas te farão emagrecer por um curto período de tempo, e não de forma progressiva, sustentável e definitiva, como deve ser. Cuide-se com carinho e valorize acima de tudo sua saúde física e mental. 

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SOBRE O AUTOR

Nutricionista Clínica, Estética e Esportiva. Mestre em Nutrição Humana.

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