Marcelo Bastos
Marcelo Bastos

Quem ganha a única vaga para o senado em 2022 em Alagoas?

Marcelo Bastos |

   A eleição do próximo ano constitui a renovação de um terço do senado e em Alagoas corresponde à vaga do atual senador Fernando Collor de Mello.

  Coincidentemente ocorre o final dos oito anos do Governo de Renan Filho e que não pode ser candidato à reeleição.

   A grande questão que não quer calar: Renan Filho é candidato ao senado contra Collor ou permanecerá no cargo até o final do mandato e apostará todas as fichas na eleição do ex-presidente Lula e, assim conquista a possibilidade de vir a ser Ministro?

   Se as eleições fossem hoje, o atual governador Renan Filho ganharia, segundo as pesquisas, com larga vantagem para o segundo colocado, que hoje é o atual senador Collor. 

   A grande dúvida de Renan Filho seria deixar o mandato de governador nas mãos dos seus adversários políticos e sem a máquina do Estado a seu favor, o que desfavorece grandemente as suas pretensões.

   Se Renan Filho não vier disputar a única vaga para o senado, permite ao senador Collor uma situação confortável, já que não existem outros concorrentes com grande densidade eleitoral.

   Se os Calheiros não tivessem rompido com o ex-vice-governador Luciano Barbosa, que ao longo da história sempre foi um fiel escudeiro da família, hoje a candidatura de Renan Filho para o senado seria um passeio.

   Ainda há um tempo até as eleições de 2022, o que permite que muitos fatos relevantes venham a ocorrer e consequentemente o atual cenário político poderá mudar completamente. Agora, o que nos resta é aguardar os próximos capítulos dessa disputa.

SOBRE O AUTOR

Marcelo Bastos é professor, escritor e um grande especialista em eleições no Estado de Alagoas. Em 2017 o analista político Marcelo Bastos publicou seu primeiro livro sobre eleições em Alagoas com o título “Eleições em Alagoas 1978 a 2016”. Nas eleições para Vereador de 2012, no município de Maceió, acertou 100% das suas previsões. Nas eleições de 2014, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou os 9 deputados federais eleitos e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Nas eleições para Vereador de 2016, em Maceió, das 21 vagas existentes para a Câmara Municipal, acertou 19 dos vereadores eleitos. Nas eleições de 2018, Marcelo Bastos, para deputado Estadual e Federal, acertou 7 dos deputados federais eleitos das 9 vagas existentes e das 27 vagas para Assembleia Legislativa, acertou 25 dos Deputados Estaduais eleitos. Todas essas previsões foram publicadas em alguns portais e jornais da nossa capital.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados