Municípios precisam responder questionário para garantir distribuição de novas doses da vacina

13/09/2021 13:01 - Interior
Por Assessoria
Image

Previsto para a próxima quarta (15), outra remessa de imunizantes contra a Covid-19 deve ser entregue aos municípios alagoanos para a complementação da segunda dose e, agora pactuado, para o andamento da vacinação com os adolescentes, de 12 a 17 anos com comorbidades ou deficiência, além de grávidas e puérperas nessa faixa etária com prescrição médica. Para isso, o gestor que ainda não respondeu o questionário técnico do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/AL) que é elaborado para o acompanhamento da vacinação, precisa fazer isso o quanto antes para o recebimento dos imunizantes. O assunto foi pauta do encontro quinzenal entre prefeitos, coordenadores municipais e a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA).

O questionário técnico foi enviado para os gestores através de e-mails e WhatsApp institucionais. De acordo com o secretário executivo do Cosems/AL, Sival Clemente, o modelo de distribuição de doses foi alterado para evitar o armazenamento inadequado de vacinas. “Nós constatamos que há vários municípios estocando doses sem necessidade, como a Pfizer, que possui um prazo de validade mais curto. O ideal é continuar a guardar os imunizantes para segunda dose, até para evitar a problemática do estado de São Paulo, mas é necessário fazer uma verificação diária para evitar o descarte das vacinas”, explica. 

Junto com a Sesau, o Cosems trabalha para a inclusão de mais municípios a serem aptos para vacinação com uso da Pfizer, usando a estratégia de armazenamento em localidades próximas que possuem o refrigerador adequado. Porque o imunizante precisa ter o cuidado em três pilares, como o transporte, local de aplicação e armazenamento. O tempo de conservação em uma caixa térmica especial precisa ser de menos de 4 horas.

Já o compromisso da Associação, nas próximas semanas, é resolver a situação da segunda parcela do Vacina Alagoas aos municípios. Uma reunião será marcada para traçar os próximos passos. 2.851.408 doses das vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas em Alagoas, até o momento, o que representa 80% da população adulta imunizada com a primeira, segunda ou dose única.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..