Encaminhamentos e troca de experiências concluem encontro de prefeitos

10/09/2021 17:06 - Interior
Por Assessoria
Image

Um documento conjunto, discutido entre os presidentes das entidades municipalistas do Nordeste, fechou as pautas de discussões no encontro “Nordeste Unido pelo Desenvolvimento” e elegeu prioridades com o objetivo de acelerar a agenda municipalista na região.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, participou de forma online do encontro, na tarde desta segunda-feira, dia 10, avaliando as pautas nacionais que continuam tramitando no Congresso e que precisam da pressão dos gestores junto aos líderes.

Veja a pauta aqui

Além de manter a vigilância sobre esses itens, os presidentes estabeleceram critérios e representantes para implementar e fortalecer políticas de atendimento à população em situação de vulnerabilidades sociais, através de um diálogo com ministros reivindicando o atendimento imediato da fila de espera do Bolsa Família e atuar para retomada do financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O prefeito Manoel Júnior foi eleito como representante do fórum junto à Sudene com a missão de acompanhar o PL 6163/19 que transforma o plano de desenvolvimento em lei com vinculação de recursos.

O presidente da Aprece, Francisco de Castro vai acompanhar os movimentos federais para o Banco do Nordeste para evitar o esvaziamento das carteiras de empréstimos que é de fundamental importância estratégica para a região.

Outra deliberação técnica foi a de valorização dos consórcios existentes potencializando as ações para que se multipliquem gerando exemplos para as demais cidades. Assuntos como o desenvolvimento de programas do semiárido; estudos sobre o programa habitacional Casa Verde e Amarela e acesso às redes digitais se mantiveram na pauta permanente com a indicação de membros para acompanhar soluções aplicáveis a todos os municípios.

Também como encaminhamento, o Encontro definiu reuniões com os Ministros da Cidadania, Desenvolvimento Regional , presidente da Câmara e CNM para finalização das pautas. O próximo encontro foi definido para o Ceará, dias 11 e 12 de novembro.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..