O Ministério da Saúde informou que a vacinação de adolescentes acima dos 12 anos deve ter início no dia 15 de setembro, em todo o Brasil. A informação foi divulgada em uma Nota Técnica nesta quinta-feira (02).
Maceió já havia iniciado a imunização de adolescentes acima dos 16 anos desde a última terça-feira (31), mas aguarda uma posição do Conselho de Secretários Municipais de Saúde sobre novos públicos a serem vacinados na capital.
“Mas não vamos parar, vamos manter o ritmo de vacinação em Maceió, imunizando as pessoas que estão com a primeira ou segunda dose atrasada. Maceió coordena o próprio Programa Municipal de Imunização e esperamos avançar no calendário, reduzindo pelo menos uma idade, talvez duas, ainda esta semana”, disse o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura.
Para garantir a imunização completa, com as duas doses, a recomendação do Ministério da Saúde é para que estados e municípios sigam uma ordem de prioridades. Primeiro, devem ser vacinadas adolescentes com deficiência permanente e em seguida, quem tem comorbidades previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). Após esses dois grupos, a prioridade é de gestantes e puérperas, entre 12 e 17 anos, adolescentes privados de liberdade e por fim, adolescentes sem comborbidades.
O imunizante usado para a imunização deste grupo é o da da Pfizer/BioNTech, já que é o único, até o momento, autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para menores de 18 anos. Portanto, a partir da segunda quinzena de setembro, todos os estados e Distrito Federal começam a receber o quantitativo de doses destinado para esse público.
Adolescentes vacinados
Com o avanço da campanha em todo o país, alguns estados já iniciaram a imunização desse público, entre 12 e 17 anos. Segundo a plataforma LocalizaSUS, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes começaram o ciclo vacinal até agora. A recomendação do Ministério da Saúde é para que os estados e municípios completem a vacinação da população acima de 18 anos antes de começar a imunização deste público.
Em Maceió, adolescentes de 12 aos 17 anos com comorbidades ou com deficiência permanente podem se vacinar nos drive-thrus de Jaraguá e Serraria e no Maceió Shopping.
A vacinação dos remanescentes, acima dos 16 anos, segue em todos os oito pontos de imunização da capital.
O Corujão da Vacina está de volta, no horário das 9h às 21h nos drive-thrus da Justiça Federal (Serraria) e de Jaraguá e nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária).
Os pontos localizados na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Papódromo (Vergel), Terminal do Osman Loureiro e Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho) funcionarão no horário das 9h às 16h.
Campanha acelerada
Até agora, já são mais de 233,7 milhões de doses de vacinas Covid-19 distribuídas para todo o país. Mais de 195 milhões já foram aplicadas: 82% da população adulta está vacinada com a primeira dose e 39,6% completaram o esquema vacinal com as duas doses ou a vacina de dose única.
*Com Ascom MS