Um dia depois de ultrapassar a marca de 580 mil óbitos pela covid-19, o Brasil registrou hoje 703 novas mortes pela doença, elevando o total para 581.228. Ainda assim, a média móvel de mortes continua abaixo de 700 há uma semana. Os dados foram obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa, junto às secretarias estaduais de saúde.
Em média, 643 pessoas morreram nos últimos sete dias pela doença, o que indica uma tendência de queda de -22% na comparação com 14 dias atrás. Hoje completam nove dias que o país apresenta tendência de queda na média móvel.
A média móvel é o melhor indicador para analisar a pandemia, pois corrige as flutuações nos dados das secretarias de saúde que ocorrem aos fins de semana e feriados. A média dos últimos sete dias é comparada com o mesmo índice de 14 dias atrás. Se ficar abaixo de -15%, indica tendência de queda; acima de 15%, aceleração; entre esses dois valores, estabilidade.
Quatro estados não registraram nenhuma morte nas últimas 24 horas: Acre, Amapá, Amazonas e Rondônia.
Dezessete estados tiveram tendência de queda na média móvel, enquanto outros sete e o Distrito Federal tiveram estabilidade. Rio de Janeiro e Sergipe mantiveram a tendência de aceleração que apresentam há uma semana.
Todas as regiões apresentaram queda hoje: Centro-Oeste (-29%), Nordeste (-23%), Norte (-45%), Sudeste (-16%) e Sul (-26%).
Hoje também foram registrados 25.805 novos casos de coronavírus. Desde o início da pandemia já foram feitos 20.803.672 diagnósticos positivos da doença.









