Nesta quinta-feira (26), o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, esteve em Maceió para receber seu título de Cidadão Honorário da capital, concedido pela Câmara de Vereadores.
Em entrevista coletiva à imprensa, o ministro falou sobre o turismo em Alagoas e afirmou que sua gestão tem compromisso em finalizar obras.
“Nós pegamos um governo com estoque de obras inacabadas muito grande, muitas obras eram verdadeiros monumentos ao descaso e nós não temos a vaidade da paternidade da obra, nós temos o compromisso com a gestão e é isso que nós estamos fazendo, dia após dia”, declarou.
Machado disse que receber o título de Cidadão Honorário é muito gratificante para ele, e que também “se sente alagoano”. “Eu sou músico, já toquei em quase todos os bares de Maceió. Me sinto alagoano, porque eu também sou cidadão de São Miguel dos Milagres”.
Ele citou algumas obras que o Ministério do Turismo vem fazendo em Maceió e Alagoas e ressaltou a parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“Através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nós temos entregado equipamentos perenes para o turismo de valor histórico, cultural e religioso, como fizemos em Marechal Deodoro e vamos fazer aqui em Maceió”, citou. “Temos também investindo em 3.200 obras de infraestrutura, uma delas aqui em Maceió, a Ecovia Norte, que é feita com recursos do Ministério do Turismo”.
O ministro frisou que Maceió é uma das capitais mais importantes da América Latina para o turismo e que deseja replicar o modelo da capital para o resto do Brasil.
“[Queria] que o turismo fosse uma matriz econômica tão importante quanto o agronegócio. E nós estamos aqui para fazer o que for preciso, o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) determinou que o que fosse preciso para Maceió, a gente tentasse resolver o mais rápido possível”, comentou.
“Antigamente as coisas eram resolvidas ao pé da Torre Eiffel, tomando champanhe, comendo caviar e conhecendo o Brasil pelo YouTube”, criticou.
Machado também comemorou o avanço da vacinação no país, destacando que o país ultrapassou os Estados Unidos na imunização da população. “Sem saúde, não há turismo, então nós estamos cumprindo com o que o Presidente Jair Bolsonaro determinou, de combate à covid”.
Ele também ressaltou a moção de aplauso recebida pelo Brasil da Organização Mundial do Turismo. “Fomos incluídos no conselho executivo da OMT. Se nós não estivéssemos conduzindo bem o episódio da pandemia, a gente não tinha chegado nem perto, nem na porta, quanto mais no Conselho”.
Após a solenidade na Câmara, o ministro seguiu para cumprir agenda na Catedral Metropolitana e em reunião com o prefeito JHC e representantes do trade turístico da capital.
*Estagiárias sob supervisão da editoria