Pelo terceiro dia consecutivo, o Brasil manteve a média móvel de mortes abaixo de 800 em um dia. Hoje, a média ficou em 766. No momento, apenas o Acre está em tendência de aceleração na média de óbitos.
Ao todo, o país contabiliza 574.944 mortes. Nas últimas 24 horas, desde as 20h de ontem, foram registradas 370 mortes pelo novo coronavírus.
Os dados foram obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa, junto às secretarias estaduais de saúde. Só nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 370 mortes por covid-19. A média móvel é o melhor indicador para analisar a pandemia, pois corrige as flutuações nos dados das secretarias de saúde que ocorrem aos fins de semana e feriados.
A média dos últimos sete dias é comparada com o mesmo índice de 14 dias atrás. Se ficar abaixo de -15%, indica tendência de queda; acima de 15%, aceleração; entre esses dois valores, estabilidade.
O país, por ora, tem média móvel de mortes estável, com variação de -15% —há dez dias o Brasil seguia em estabilidade, sendo que apenas ontem registrou tendência de queda (-16%). Dezessete estados estão em queda da média móvel de mortes, enquanto oito e o Distrito Federal estão estáveis e um em aceleração (Acre). As regiões Norte (-25%), Nordeste (-31%) e Sul (-18%) registram queda, enquanto Centro-Oeste (-12%) e Sudeste (-9%) estão em estabilidade.
Foram registrados hoje 15.364 novos casos de coronavírus. Desde o início da pandemia, em março do ano passado, há 20.583.286 diagnósticos positivos da doença.
Os dados não incluem atualizações do Ceará. A Secretaria Estadual de Saúde informou que uma queda na conexão com o banco de dados impediu a inclusão de novos casos e mortes. Já Roraima não registrou mortes.