Uma reunião entre a direção do IPMA - Instituto para a Preservação da Mata Atlântica com a Superintendência de Trens Urbanos de Maceió levantou algumas possibilidades de parceria para incrementar a programação do passeio da Maria Fumaça, dentro do Projeto do Trem Turístico da CBTU, o qual deve começar a operar em teste a partir de dezembro deste ano.
O encontro ocorreu nesta quarta-feira, dia 18, na sede do IPMA, com a participação do superintendente de Trens Urbanos, Carlos Jorge, a gerente de Operações, Morgana Moraes, o coordenador de Operações, Stenio Barros, o presidente do IPMA, Fernando Pinto, o diretor de gestão ambiental, Gustavo Porangaba, e a gerente do Parque, Rosa Maria Souza.
O IPMA fica nas proximidades da Usina Utinga Leão, em Rio Largo, uma área de preservação ambiental com 1 mil hectares, onde estão localizados os viveiros de Mutum, uma espécie rara de ave, típica de Alagoas, que por muito pouco não foi extinta. O Instituto tem um projeto de criação de um parque temático de observação de diversas espécies de pássaros e aves, a maioria natural da região, o qual será denominado Zoo Parque Pedro Nardelli, onde haverá anfiteatro, cafeteria, restaurante, loja de souvenir, aulas de educação ambiental para estudantes, tudo num espaço de integração com a natureza e seus animais, onde ruínas seculares que remontam o passado estão preservadas, além da ferrovia que conta a história do desenvolvimento daquela localidade, o qual passa pela utilização dos trens para transporte de cargas e de pessoas.
Passeio
A Maria Fumaça, uma locomotiva centenária que foi revitalizada pela equipe de manutenção da CBTU Maceió, voltará aos trilhos com passeios nos finais de semana, e uma programação que sairá da Estação Fernão Velho, onde haverá uma sala de curiosidades com a exposição de objetos antigos e raros que pertencem à CBTU e fazem referência ao passado dos trens, até a Estação Utinga Leão. Serão cerca de 100 lugares, em dois vagões, destinados a contemplação das belas paisagens bucólicas da região da Lagoa Mundaú, com apresentações folclóricas, degustação de bebidas produzidas no Estado, até chegar ao IPMA, com o passeio pelo parque de aves e várias outras atrações.
Segundo o presidente do IPMA, Fernando Pinto, o Zoo Parque será antes de tudo um centro de educação ambiental, o único zoológico temático com espécies que só ocorrem em Alagoas. “O ambiente reproduz a Mata Atlântica e terá cerca de 20 espécies de aves que convivem com o Mutum. Uma programação que falta em Alagoas, com a integração à natureza, valorização da história e das especificidades do nosso Estado”, explicou o presidente.
Para o superintendente da CBTU, Carlos Jorge, a parceria com o IPMA enriquece o passeio turístico da Maria Fumaça. “Nosso desafio é oferecer aos alagoanos e turistas a melhor programação de lazer e cultura. A Maria Fumaça veio da Usina Utinga Leão e será lá que vai ajudar a contar a história do passado e valorizar o nosso presente com a inclusão do passeio pelo parque temático, um convite para o relaxamento e a apreciação da natureza e da diversidade da nossa mata com aves exuberantes e belas que só nós temos. Vai ser realmente uma viagem no tempo pelos trilhos ferroviários”, adiantou.