A idosa Maria Izabel de Jesus dos Santos, de 101 anos, que foi resgatada de uma casa no bairro da Jatiúca, em Maceió, faleceu no início da manhã desta quinta-feira (19), no Hospital Geral do Estado (HGE). A informação foi confirmada pela Assessoria de Comunicação do HGE.

Ela estava internada na Área Amarela da unidade hospitalar, em estado grave, após ser diagnosticada com um derrame pleural bilateral. 

A idosa foi admitida na noite da última quarta-feira (11), com lesão vascular infecciosa na perna direita. Estava aos cuidados da equipe multidisciplinar e sem apresentação de familiares.

Entenda o caso

Uma idosa de 101 anos, que residia sozinha em condições precárias, foi resgatada para receber cuidados, no bairro da Jatiúca, em Maceió, na noite desta quarta-feira (11). 

A residência não proporcionava nenhum tipo de conforto e segurança que uma pessoa de 101 anos necessita. Ela sobrevivia somente da ajuda de vizinhos, já que a família não prestava o mínimo de cuidados. 

O banheiro estava em péssimas condições, assim como o quarto onde a idosa foi encontrada. Ela estava em uma cama em situação bem debilitada e as equipes constataram que ela não estava se alimentando e precisava de atendimento médico.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e realizou os primeiros atendimentos. Logo em seguida, a idosa foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado (HGE), para realização de exames e outros cuidados. 

A força tarefa realizou o resgate atendendo a um pedido do Ministério Público do Estado (MPE), para acompanhar a situação de abandono em que a idosa se encontrava.