Os trabalhadores de todo o Brasil se mobilizam nesta quarta-feira (18) contra a reforma administrativa, que ataca os direitos dos servidores públicos. Para defender os direitos da categoria, o Sindicato dos Servidores da Fiscalização Estadual Agropecuária de Alagoas (Sinfeagro), representante oficial dos profissionais da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), realizou um manifesto virtual para pedir a garantia dos direitos do serviço público contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), 32/2020, que tramita na Câmara dos Deputados.
Durante todo o dia, os servidores da ADEAL realizaram protestos em suas redes sociais em apoio à mobilização virtual. Representante todos os servidores da ADEAL, a presidente do Sinfeagro, Flávia Marques, reforçou o motivo do ato on-line, afirmando que a reforma administrativa não será boa para ninguém, nem para os servidores e nem para a população.
“Muita gente não sabe, mas, a Reforma Administrativa do atual Governo Federal tem como justificativa retórica o combate aos privilégios dos servidores públicos. O curioso é que, justamente a elite do funcionalismo, os verdadeiros privilegiados e que muitas vezes ganham acima do teto constitucional estão de fora desta reforma”. Ela reforçou ainda que um dos principais pontos desta PEC é o fim da estabilidade do servidor público.
“Para os defensores desta reforma a estabilidade do servidor é um fator negativo, um ‘privilégio’. No entanto, é exatamente o contrário. A PEC 32 nada mais é do que a criação de condições para a contratação de forma precária no serviço público, com jornada parcial de trabalho e até mesmo com salário inferior ao mínimo”, explicou a presidente do Sinfeagro.
O Sinfeagro é totalmente contra e faz questão de conscientizar todos os servidores de que a PEC 32 trará diversos prejuízos para a categoria. As alterações dessa proposta são extremamente danosas ao servidor público, as mesmas alterações que foram pauta de muito tempo de luta, como a estabilidade. “A reforma não traz garantia nenhuma nem ao servidor que já está e nem para o servidor que irá ingressar no serviço público. Isso em qualquer nível seja Federal, Estadual e Municipal”, explicou.
“É importante lembrar que a entidade sindical é uma ferramenta única em defesa de todas as categorias. O nosso Sinfeagro atua em defesa dos interessas dos servidores da ADEAL, e quanto mais juntos estivermos, teremos muito mais forças para segurar em defesa do serviço público de nossa categoria e em defesa das instituições que representamos”, concluiu Flávia.
A entidade acredita que a distância não os limita e podem estar cada vez mais unidos por meio da mobilização virtual. Por isso, a entidade pede que os participantes convidem colegas, compartilhem os conteúdos e participe das ações propostas virtualmente.