Na noite desta quinta-feira (12), a Secretaria de Saúde de São Miguel dos Campos, após algumas tentativas, conseguiu entrar em contato com o Corpo de Bombeiros para acioná-lo para resolver um caso de enxame de abelhas na Unidade Básica de Saúde Floraci Soares dos Santos, no bairro Humberto Alves.

A diretora da Unidade, Ana Kátia, recebeu os oficiais e agradeceu a ação. “Entramos em contato através do número 193. A nossa preocupação era com cada morador a região, para evitar algum ataque de abelhas, mas, graças a Deus, eles vieram e resolveram a situação. Agradecemos a todos os bombeiros que vieram solucionar esse caso”, afirmou.

A ocorrência foi finalizada sem maiores problemas e a Unidade Floraci, agora, está livre do enxame.

O Corpo de Bombeiros alertou para uma série de orientações para casos de formação de colmeias de abelhas, vespas e maribondos:

·  Ao se deparar com um enxame de abelhas em deslocamento, abaixe-se. Se perceber que será atacado, corra, preferencialmente em ziguezague;

·  Use roupas claras, pois as escuras atraem abelhas;

·  Não grite, pois as abelhas são atraídas por ruídos;

·  É importante ter bastante atenção ao passar por locais de mata;

·  Evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo a colmeias;

·  Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo a colmeias;

·  Afaste os animais domésticos do enxame, qualquer barulho que eles façam poderá irritá-las e desencadear um ataque;

·  Ensine as crianças a se precaver e não matar as abelhas;

·  Caso seja alérgico a picadas, pergunte ao seu médico o que fazer;

·  Caso alguém seja picado, é importante que faça a remoção imediata dos ferrões, pois eles continuam liberando o veneno;

·  Em casos de formação de colmeias em residências, o proprietário deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros Militar através do 193.