A vereadora Gaby Ronalsa recebeu no gabinete o estudante e pesquisador Lucas Sávio, 21 anos, que lançou campanha para arrecadar através de vaquinha virtual a quantia de R$ 12 mil reais, com o objetivo de buscar um auxílio para uma grande oportunidade: um programa de pós-graduação à nível de Mestrado em "Educação e Formação", na linha de pesquisa 'Didática e Tecnologia Educativa em Línguas' do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, em Portugal.

De acordo com a parlamentar Gaby Ronalsa, é de suma importância o apoio dos governos municipal e estadual no amparo a bolsas de estudos. “ Estudar é um

desafio e ainda mais em tempo de pandemia. Lucas é um menino prodígio que está aí para incentivar e ser exemplo para muita gente. Mas precisamos correr contra o tempo devido ao prazo de matrícula”, disse a vereadora.

A Universidade de Aveiro é uma universidade pública dentro do país europeu, entretanto, lá em Portugal, o sistema público funciona de uma maneira diferente do brasileiro - o gratuito, que estamos habituados. Todo e qualquer serviço público oferecido pelo Estado Português cobra alguma taxa e/ou valor do cidadão, tanto nacional quanto estrangeiro - e isso inclui a educação. Como o estudante foi primeiro lugar na seleção de estudantes nacionais e internacionais para o programa, a Universidade forneceu uma bolsa de incentivo que cobre parte dos custos em torno da formação, entretanto, ainda há muito o que ser feito.

Lucas Sávio tem até a primeira semana de setembro para levantar a quantia necessária para se manter no primeiro ano letivo. “Lá, ao invés de mensalidades para usufruir de determinado serviço educacional, o sistema utilizado nas Universidades e Faculdades - e também outros sistemas de Ensino Superior -, por exemplo, é o de Anuidades. Ou seja, deve-se pagar um valor ANUAL para ter acesso à frequência - no meu caso - na Universidade”, explicou.

Entretanto, devido ao alto câmbio do Euro em relação ao Real, as despesas de tornam extremamente altas para a imersão no programa, pois, além das taxas de matrícula, anuidades e despesas acadêmicas, como registros e seguros, há a necessidade, de seguir com procedimentos de solicitação de visto e passagens aéreas, por exemplo.

Como o programa tem início em setembro de 2021, ainda esse ano, o aluno está correndo contra o tempo para conseguir abraçar esse momento. Quem puder ajudar vai no link https://vaka.me/2114498 e faça a sua contribuição pela educação.