A avícola Frango Favorito foi autuada em R$ 601.151,75 pela equipe de Fiscalização do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), na tarde desta quarta-feira (11), por lançamento de efluentes industriais diretamente no solo e em corpo hídrico na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho. 

Os resíduos estavam sendo lançados em um canal formado pela drenagem natural do terreno, mas que deságua na laguna Mundaú. Essa infração ocorre por desconformidade com a legislação ambiental, condicionantes para concessão da Licença de Operação (LO) e sem outorga da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). 

Fiscais do IMA embargaram a atividade de lançamento de efluentes da lagoa de estabilização da avícola em Santa Luzia do Norte, até segunda ordem. A lagoa estava com coloração avermelhada por proliferação de algas, pois material orgânico estava sendo lançado de forma irregular. 

O acordado com a empresa, nos processos de licenciamento no IMA, era de que os efluentes seriam utilizados para fertirrigar a área verde da avícola.  

A avícola Frango Favorito tem 20 dias para apresentar defesa, enquanto respeita a interdição da lagoa de estabilização.  

*com Ascom IMA