Em tempos de crise econômica, conseguir um emprego bom e estável nunca foi tão difícil. Com um mercado saturado de bons profissionais e com poucas oportunidades de trabalho, ter um currículo bem elaborado torna-se o diferencial para avançar dentro das etapas dos processos de seleção e ficar ainda mais próximo da vaga dos seus sonhos.
Pensando nisso, separamos a seguir uma lista com os cinco erros mais comuns cometidos por candidatos na hora de redigir um currículo. Continue lendo e veja como evitá-los.
5 erros mais comuns na hora de criar um currículo
1. Falta de clareza
Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem na hora de fazer um currículo é a não pensar em quem receberá e lerá o documento, essa falta de clareza nas informações fornecidas faz com que bons candidatos sejam eliminados nas primeiras etapas de processos seletivos.
Por isso, seja cuidadoso na hora de redigir seu currículo, busque escrever de forma clara suas experiências profissionais e coloque-se no lugar de quem receberá seu CV.
2. Informações demais
O excesso de informações é outro erro comum cometido por candidatos, apesar de ser tentador apresentar no currículo todas as suas habilidades e experiências, tenha em mente que currículos longos não atraem a atenção de recrutadores. O ideal é apresentar as informações de forma clara e objetiva, dando destaque apenas para aquelas que são valiosas para a vaga em questão.
3. Não ser sincero sobre o cargo anterior
A falta de sinceridade sobre o cargo ou posição anterior é um erro grave cometido em currículos e entrevistas de emprego. Superestimar ou se colocar acima de uma posição a qual você ocupou apenas para impressionar os recrutadores, não é uma estratégia muito legal e não será bem-vista por quem analisar seu currículo.
Por isso, procure sempre ser honesto em todas as etapas do processo de recrutamento.
4. Mentir sobre ser fluente
Reforçando a importância da honestidade na hora de elaborar o CV, temos aqui outro problema comum e grave cometido por muitos candidatos. Mentir sobre a fluência em outro idioma, além de poder gerar algumas situações embaraçosas e desagradáveis, coloca as demais informações fornecidas pelo funcionário sob questionamento.
Assim, não minta sobre seus níveis de compreensão de outras línguas, pois certamente esse detalhe será avaliado em alguma das etapas do processo de seleção.
5. Experiências antigas
Dar muito espaço para experiências antigas no seu CV também pode não ser uma boa estratégia em um processo de seleção O ideal é dar mais espaço para experiências profissionais recentes, destacando de forma clara e objetiva os resultados alcançados.
Além dos erros citados acima, existem outros descuidos que podem excluir um bom candidato de um processo de seleção, por isso, procure seja o mais assertivo possível na hora de redigir o seu CV e garanta que informações importante, como telefone, e-mail de contato, endereço e objetivo profissional estejam presentes.
Lembre-se que a conquista de um bom trabalho começa com a elaboração de um bom currículo.