O Brasil registrou hoje 237 novas mortes de covid-19, elevando o total para 563.707 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes completa dez dias abaixo de mil. Os dados foram obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa, junto às secretarias estaduais de Saúde.
Às segundas-feiras, o número de mortes costuma ser mais baixo devido a um represamento de dados que acontece no fim de semana.
Em média, 907 pessoas morreram nos últimos sete dias pela doença, o que representa uma queda de -17% na comparação com 14 dias atrás. O índice está abaixo de mil desde 31 de julho e na última semana chegou a cair por dois dias para baixo de 900. Em 2021, este número ficou acima de mil durante 191 dias seguidos, enquanto em 2020 o tempo máximo foi 31 dias.
A média móvel é o cálculo da média diária de mortes a partir dos dados dos últimos sete dias. O número é considerado o mais confiável para analisar o avanço ou regresso da pandemia, uma vez que consegue corrigir as flutuações nos dados das secretarias de saúde que ocorrem aos fins de semana e feriados, quando os estados trabalham em esquema de plantão.
Hoje também foram registrados 15.306 novos casos de coronavírus. Desde o início da pandemia já foram feitos 20.178.143 diagnósticos positivos da doença. O Rio Grande do Norte não divulgou o número de casos das últimas 24 horas.
Catorze estados registraram tendência de queda na média móvel, enquanto sete tiveram estabilidade. Outros cinco e o Distrito Federal tiveram aceleração.
Das regiões, apenas o Centro-Oeste teve alta de 23%. Nordeste (-10%) e Norte (-2%) tiveram estabilidade, enquanto Sudeste (-23%) e Sul (-25%) registraram queda.









