Infiltração do solo é a principal causa de deslizamento de barreiras, aponta especialista

05/08/2021 06:26 - Maceió
Por Redação*
Image

Com o período de chuvas em Alagoas é comum o deslizamento de barreiras em regiões urbanas. De acordo com o professor Doutor em Fitotecnia, Djair Felix, essas situações são provocadas principalmente pela infiltração do solo, considerado a primeira base para as edificações, pavimentações e outras estruturas presentes na superfície terrestre.

Ele explica ainda que os solos são formados por partículas de diferentes tamanhos e formatos que possuem espaços vazios que podem ser ocupados por água. A passagem de água através dessas partículas é chamada de infiltração quando esse transporte ocorre na superfície terrestre, e percolação quantos esse deslizamento ocorre nas camadas mais profundas do solo. 

“Tanto a infiltração quanto a percolação são fenômenos estudados na engenharia civil, pois são responsáveis pelo abastecimento de água para os aquíferos subterrâneos, para obras de saneamento, principalmente drenagem urbana, pavimentação e para as fundações de grandes obras e edificações”, complementa.

Estes dois fenômenos são responsáveis por patologias em edificações quando a verificação do solo não é realizada de forma correta levando a sérios problemas como o afundamento de vias pavimentadas, problemas estruturais que danificam a fundação de edifícios e/ou pontes, rompimentos de tubulações de abastecimento de água e o esgotamento sanitário ou de águas pluviais.

“Somente o conhecimento do solo ou da água não satisfaz as necessidades de um engenheiro civil, é necessário entender e conhecer a interação entre a água e o solo para que o ato de edificar seja realizado de forma segura e responsável”, conclui Djair. 

Deslizamentos

Duas famílias que tiveram as residências atingidas por um deslizamento de barreira ocorrido na manhã desta quarta-feira, dia 04, no bairro do Feitosa foram encaminhadas para o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa). Já os dois imóveis, que apresentavam risco de desabamento, foram demolidos. 

De acordo com informações repassadas pela assessoria de Comunicação da Defesa Civil de Maceió, equipes das Diretorias Social e Operacional do órgão deram assistência às duas famílias que tiveram as casas atingidas pelo deslizamento.

O casal Edjane dos Santos e Francisco Chagas Lima Souza foi encaminhado para o abrigo municipal. Valdenice Menezes dos Santos, recusou abrigamento e foi para casa de parentes. 

Nos locais onde foi necessário realizar a demolição dos imóveis, a Defesa Civil informou que equipes da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável farão a limpeza do local.

A recomendação para a população que se encontra em área de risco em Maceió é que, caso não se sinta segura durante a chuva, procure abrigo em local seguro e acione a Defesa Civil.

Outras ocorrências foram registradas nos bairros do Jacintinho, Farol, Pajuçara, Petrópolis, Cruz das Almas e Antares. Nesses pontos ainda não há registro de danos ou vítimas.

*Com Unit AL

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..