Em Brasília prefeitos tentam apoio visando projeto que aminimiza custos com transporte do lixo até o Pilar/AL

04/08/2021 16:24 - Edmilson Teixeira
Por redação
Image

Uma caravana de prefeitos da região Norte de Alagoas está em Brasília tentado junto com a bancada federal, encontrar caminhos que possam garantir a implantação de um aterro sanitário. Os gestores lamentam os gastos mensais que são investidos na logística, sobretudo para o deslocamento do lixo até o município do Pilar, onde se encontra a Central de Tratamento de Resíduos (CTR), empresa privada implantada em novembro de 2015, como alternativa para atender os municípios que não dispõem de aterros sanitários, mas que cobra pelos serviços.  

“É sufocante a situação vivenciada por todos nós; os custos são altos, de maneira que num futuro próximo, a situação tende a piorar, visto que a tendência é aumentar o número de viagens de transporte de lixo para o Pilar, por conta justamente do crescimento das cidades”, disse o presidente do Conorte (Consórcio dos Municípios), prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela (MDB). 

Cícero Cavalcante, Henrique Vilela e Márcia  sua esposa, deputado Severino Pessoa, prefeitos Jorginho, Fernando e Carro Velho

A intenção inicial, ainda segundo Henrique Vilela, é implantar numa área estratégica  uma Estação de Transbordo, que é um local para agregar todo o lixo acondicionado por quem o produz, para em seguida encaminhá-lo, mediante transporte adequado para central de tratamento. “Os deputados Isnaldo Bulhões e Marx Beltrão estão na linha de frente e que a Codevafs será o órgão federal, onde a gente vai reivindicar  maquinários e caminhão específico para darem suporte ao Transbordo, logo que seja implantado”, disse Cícero Cavalcante, porta-voz  de São Luís do Quitunde.   

Moradia

Estão em Brasília os prefeitos Fernando Cavalcante (Matriz) Henrique Vilela (Porto de Pedras) Carro Velho (Jacuípe) Jorginho (Jundiá), além do ex-prefeito Cícero Cavalcante, que foi na missão de representar a prefeita de São Luís do Quitunde, Fernanda Cavalcante. Nesta quarta-feira, todos foram conhecer uma obra do programa habitacional  Casa Verde e Amarela, acompanhados de técnicos do Desenvolvimento Regional. Segundo Cícero Cavalcante estão sendo reivindicados 300 casas para Matriz, a mesma quantidade para São Luís e Porto de Pedras; e que as cidades de Jacuipe e Jundiá cada uma  com 100 moradias.  

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..