Foto: Diego Wendrick

 

 

O Prefeito Júlio Cezar, acompanhado da secretária municipal de Educação Renilda Pereira, participou da pactuação 2021 do Programa Escola 10 com os municípios. O termo visa garantir os direitos de aprendizagem dos estudantes da rede pública e a melhoria dos índices educacionais do estado.

 

O evento, promovido pelo Governo do Estado,  foi semipresencial, no Palácio República dos Palmares, e contou com a presença do governador Renan Filho, do secretário de Estado da Educação Rafael Brito e de prefeitos alagoanos. Dos 102 municípios do estado, Palmeira dos Índios foi um dos vinte convidados a participar do evento presencial.

 

O secretário de Estado da Educação falou sobre o programa como forma de fortalecer ainda mais o pacto entre estado e municípios. "Essa é a nossa oportunidade de crescer. Na crise tem quem viva de adversidades e tem quem viva de oportunidades. O Programa Escola 10  é um pacto para nós que fazemos a Educação no estado possamos buscar as oportunidades que a crise colocou para a sociedade. Então, apresento o programa "Vem que dá Tempo", que estimulará a retomada da escolaridade para o público acima de 18 anos", disse o secretário.

 

 

O regime de colaboração entre Governo do Estado e municípios firma compromissos para as duas esferas, o que inclui ações para o aumento do nível dos estudantes do ensino fundamental em Língua Portuguesa e Matemática e da taxa de participação na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), além da redução das taxas de abandono, reprovação e distorção idade/série (atraso escolar).

 

O governador Renan Filho anunciou novos investimentos e contratações para a Educação.  "Cada prefeito que recebeu a premiação da Escola 10 já adquiriu a quantia de R$ 3.300,000.00 (Três milhões e trezentos mil reais) para aplicar como quiser. Nessa etapa 2021 quem cumprir as metas receberá o dobro (seis milhões e seiscentos mil reais). Serão contratados para da suporte aos alunos articuladores de ensino e pagaremos uma bolsa de R$1.500 reais (mil e quinhentos reais) e contrataremos um grupo de  profissionais para realizar o busca ativa nas cidades. Nós temos que fazer um grande esforço coletivo e concentrado, com municípios e estados, juntos", falou o governador.

 

O prefeito Júlio Cézar destacou o papel da valorização profissional para um ensino e aprendizado de qualidade. "Cada município tem suas estratégias e experiências exitosas, principalmente na Educação. Vou dar um exemplo aqui. O melhor IDEB do Brasil vem de escolas simples, que não têm as ferramentas necessárias que uma escola particular tem. O que faz a diferença não é um grande prédio ou um prédio bonito. É a equipe e o incentivo que aquele profissional recebe", afirmou Júlio Cézar.