Marx Beltrão defende voto impresso e auditável para as eleições de 2022

Assessoria|
Deputado Marx Beltrão
Deputado Marx Beltrão / Foto: Assessoria

O deputado federal Marx Beltrão voltou a defender nesta segunta-feira (2) a instituição do voto impresso e auditável no processo eleitoral brasileiro. “Independente de ideologia política, de orientação partidária, é a verdade que deve guiar nossas decisões enquanto representantes do povo. Por isso é do meu entendimento que o voto auditável é uma garantia a mais, para a manutenção da nossa democracia. Quem vota merece ter a tranquilidade de saber que seu voto pode ser auditado”, disse Marx Beltrão por meio de suas redes sociais.

Caso seja aprovada a proposta do voto auditável a partir da eleição de 2022, os números que cada eleitor digita na urna eletrônica sejam impressos e que os papéis sejam depositados de forma automática numa urna de acrílico. A ideia seria permitir que em caso de acusação de fraude no sistema eletrônico os votos em papel possam ser apurados manualmente, possibilitando mais transparência e confiabilidade no processo de votação e nas eleições como um todo.

“É preciso garantir aos eleitores brasileiros a certeza de que o voto é soberano, portanto toda proposta que assegure a transparência da votação é válida. Sou favorável à proposta do voto auditável, para que os eleitores tenham ainda mais confiança em nosso processo eleitoral”, complementou Marx Beltrão, posicionando-se sobre o tema.

Milhares de pessoas foram às ruas, no domingo (1º), em uma manifestação pelo voto impresso auditável nas eleições de 2022. Os atos ocorreram em várias cidades e, principalmente, nas capitais. Pela manhã, ocorreram atos em Brasília, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Goiânia, Salvador, Maceió e São Luís.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados