Os cuidados com a saúde devem ser iniciados ainda na infância e com a saúde bucal não é diferente, por isso, o Julho Laranja vem para alertar sobre a necessidade dos cuidados ortodônticos desde a mais tenra idade. Hábitos como chupar o dedo e o uso prolongado de chupeta podem deformar os arcos dentários ainda em formação. Além disso, é importante que maxilares e arcada se desenvolvam para dar espaço a todos os dentes que virão.

De acordo com a ortodontista e especialista em alinhadores Invisalign Andressa Lira, conforme a criança cresce, seu sorriso cresce junto e a fase da dentição mista (ainda com os dentes de leite e já com alguns permanentes) pode ser o momento perfeito para as crianças entre 6 e 10 anos iniciarem um tratamento ortopédico, e destaca que em alguns casos podem ser usados também alinhadores, para expandir, alinhar, nivelar dentes e até avanços de mandíbula . “Esse tratamento é conhecido como Fase 1, onde o objetivo é desenvolver os maxilares e as arcadas dentárias para que haja espaço para os dentes que já existem e para os permanentes que nascerão”, explica a especialista.

Andressa Lira alerta que a “sucção não nutritiva”, os hábitos de chupar dedo ou o uso prolongado de chupeta, também podem causar problemas, que vão depender da frequência, intensidade e duração do hábito, interferindo nos arcos dentários que ainda estão em formação.

“Essa deformação vai depender, também, do local onde o dedo ou chupeta são posicionados. No caso do arco superior, pode haver estreitamento e ficar mais fundo, provocando atresias [fechamento] da maxila, favorecendo a mordida cruzada. No caso de mau desenvolvimento da mandíbula, favorece a mordida profunda. Já a mordida aberta piora pelo hábito do dedo ou chupeta invadindo o espaço dos dentes e língua”, assinala.

A ortodontista destaca ainda que essas alterações e o não selamento do lábio levam a criança a respirar pela boca, pois deixam a musculatura oral flácida. “Crianças com respiração oral podem babar ou até roncar enquanto dormem, cansam mais fácil, têm problemas de postura e atenção, ficam mais sonolentas e indispostas. Essas alterações também podem afetar a fala, fazendo com que a criança troque os sons na hora de falar e, se não corrigido antes de entrar na escola, pode criar problemas na alfabetização”, completa.

Ainda conforme as informações, após sanar estas alterações e evitar problemas mais graves no futuro, a fase de ortodontia propriamente dita, tem 100 % de sucesso, e nessa fase os alinhadores ortodônticos Invisalign são recomendados.

“Além da facilidade de higienização, eles são discretos, confortáveis e eficientes, reduzindo o tempo de tratamento em até 50% se comparado com os aparelhos ortodônticos convencionais”, avalia.

*Com Assesoria