Com a chegada, hoje (20), de mais de 135 mil doses de vacinas contra a Covid-19, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que o estado irá aproveitar o momento de queda na ocupação da rede hospitalar para acelerar a vacinação da população.

“É chegado o momento de a gente proteger o mais rapidamente todos alagoanos para que não passemos mais por períodos de dificuldade, de tensionamento, de pressão na rede”, disse Ayres.

Hoje, Alagoas recebe 135.870 doses de imunizantes contra a Covid-19, sendo 18.720 da Pfizer, 16.600 da AstraZeneca e 27.800 da CoronaVac. Será enviada, também, mais uma remessa extra no decorrer da semana, com mais 72.750 doses da AstraZeneca.

Segundo Ayres, cada município é responsável pelo seu calendário de vacinação. “Alguns municípios têm mais dificuldades, outros conseguem agilizar, mas o mais importante é que a gente possa de maneira conjunta vencer esse problema e a gente só vai conseguir vacinando a nossa população”, explica o gestor da saúde.

Em média, 35% da população alagoana já está vacinada com a primeira dose. Mas o secretário destacou a importância de as pessoas irem aos postos de saúde e, nos locais onde está ocorrendo à vacinação, para tomar a segunda dose, caso necessário.

“É muito importante deixar claro que as medidas restritivas do Governo do Estado também contribuíram para que a gente pudesse evitar o colapso na rede. Passamos pela segunda onda como um dos poucos Estados a não colapsar a rede hospitalar. Isso é uma vitória do povo alagoano, mas, principalmente, uma vitória da ciência. Foi graças à vacinação que a gente conseguiu chegar nesse patamar. Então, por isso, é muito importante que os cidadãos finalizem os seus esquemas vacinais. Quem tomou a primeira dose precisa procurar os postos de vacinação para tomar à segunda. Isso é muito importante”, ressalta.

Balanço 

Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram vacinadas 1.638.468 pessoas. Deste total, 1.175.998 pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 462.470 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).

*Com Ascom Sesau