Um programa que facilitará a realização de cirurgias será implementado em Alagoas. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, na tarde deste domingo (18).
De acordo com o chefe da pasta estadual da Saúde, a redução dos números de internações por infectados com a Covid-19, possibilita a implementação do programa “Opera Alagoas, que, segundo Ayres, é o maior programa de cirurgias da história da Secretária de Estado da Saúde (Sesau).
Em suas redes sociais, Alexandre Ayres anunciou a novidade e ressaltou que a ideia do Governo do Estado é usar os hospitais recém construídos (Hospital Metropolitano, em Maceió; Regional da Mata, no Sertão do estado; e Regional do Norte, na região Norte) para zerar a demanda de cirurgia dos últimos anos em Alagoas.
“Com a redução das internações por Covid-19 e por orientação governador Renan Filho, vamos lançar o Programa Opera Alagoas. O maior programa de cirurgias da história da Saúde de Alagoas”, postou Ayres.
Alagoas está entre os estados do país que apresenta queda no número de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para pacientes com Covid-19.
De acordo com a última atualização da Sesau, divulgada neste sábado (17), a ocupação de leitos está com o percentual de 56%. Há uma semana a taxa de ocupação segue se mantendo abaixo dos 60%, o que não ocorria desde fevereiro deste ano.
A ocupação de leitos de UTI/Covid em Maceió está em 50%, já no interior é de 63%. Dos 220 leitos do tipo disponíveis na capital alagoana, 110 estão com pacientes em tratamento. No interior, dos 180 leitos de UTI/Covid, 113 estão ocupados.
O Governo do Estado ainda não lançou oficialmente o ‘Programa Opera Alagoas’, o que deve fazer nos próximos dias.