Será lançada, nesta quarta-feira (14), a cartilha “Riscos em Postos de Serviços”, com orientações e esclarecimentos para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores de postos de combustíveis e da população. A cartilha faz parte de uma campanha idealizada pela Justiça do Trabalho, desenvolvida em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Sindicombustíveis Alagoas, Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado de Alagoas (Sintramico) e Sistema Fecomércio.
O objetivo da campanha é manter a sociedade civil, bem como os trabalhadores dos postos de combustíveis, cientes dos riscos existentes no ambiente e nas atividades desenvolvidas nos postos de serviços, além de conscientizar sobre prevenção de riscos e procedimentos que devem ser adotados neste ambiente.
A base da Cartilha é a Norma Regulamentadora - NR 20 – Líquidos Combustíveis e Inflamáveis, que estabelece requisitos mínimos para a segurança e saúde no trabalho contra os fatores de riscos de acidentes nas atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

A ação de lançamento da campanha ocorrerá a partir das 10h, no Posto Stella Maris, localizado na Avenida Álvaro Otacílio, no bairro da Jatiúca, vizinho ao McDonald’s. Na ocasião, serão distribuídas cartilhas explicativas aos clientes e funcionários, além de serem repassadas orientações e esclarecimentos, como forma de garantir a segurança e saúde dos trabalhadores e de toda a população.
Segundo a juíza do Trabalho, Carolina Bertrand, uma das gestoras do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL), a cartilha expressa o esforço conjunto de todos os colaboradores envolvidos em promoverem ações de conscientização para o público que se utiliza de postos de combustíveis, quer como consumidores, quer como trabalhadores. “A prevenção de acidentes e o cuidado com a saúde de todos deve ser uma prioridade constante”, afirmou.
O procurador do Trabalho Rodrigo Alencar, titular da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT em Alagoas, também participará do ato de lançamento da cartilha. “As normas de saúde e segurança do trabalho no ambiente dos postos de combustíveis têm por finalidade proteger primordialmente a saúde daqueles que ali trabalham, especialmente pelo contato direto com substâncias cancerígenas, como o benzeno, e extremamente inflamáveis".
"Um descuido e uma ou várias vidas podem ser perdidas num acidente fatal. A inalação cotidiana do benzeno pode levar ao câncer e poucos se dão conta disso. Proteger a saúde do trabalhador nesses ambientes é importantíssimo", finaliza.
*com Ascom MPT/AL