O deputado estadual Galba Novaes (MDB) participou, na tarde desta segunda-feira (12), da primeira reunião para formação do Núcleo de Empresas Promotoras de Evento, com representantes do segmento em Alagoas. Na oportunidade, o parlamentar apresentou o projeto de lei (PL), de sua autoria, que tramita na Casa de Tavares Bastos, e visa minimizar o impacto financeiro que o setor de eventos vem sofrendo nos últimos meses em decorrência da pandemia.

O PL autoriza a realização de eventos-teste esportivos, técnicocientíficos, corporativos, culturais, sociais e de entretenimento para grupos vacinados contra a COVID-19 ou testados, onde os participantes devem ser monitorados pós-evento. A propositura também visa criar um diálogo entre o segmento e o Governo de Alagoas para que, de forma conjunta, eles possam criar um protocolo sanitário que possibilite a retomada do setor de forma segura.

“A realização dos eventos-testes não é uma retomada em sua totalidade, mas, como o nome bem diz, será uma oportunidade para que a categoria possa se ajustar e retornar às atividades. A saúde continua sendo a prioridade absoluta, mas a economia também é fundamental, e há mais de um ano, esse setor que gera de forma direta e indireta, centenas de empregos, foi um dos que mais sentiu as consequências da pandemia. Assim como em outros estados já está acontecendo, os testes serão de fundamental importância para assegurar - com base na ciência e em dados, um planejamento seguro e responsável para que todos possam “se adequar ao novo normal”, destacou Galba.