A Campanha de vacinação contra a gripe (H1N1) em Maceió foi ampliada na última segunda-feira (5) para toda a população acima de seis meses de idade. Entretanto, não é recomendado que as pessoas recebam as duas vacinas ao mesmo tempo. Segundo o infectologista Fernando Maia, quem tomou a vacina da covid-19 deve esperar um intervalo de 15 dias para tomar a da Influenza.

Ao CadaMinuto, o infectologista disse que o intervalo de qualquer dose de vacina é de 15 dias. “Independente se é entre a primeira ou segunda dose da covid-19”.

Fernando Maia também reforçou que é importante que a população tome as duas vacinas: a da covid-19 e a da Influenza, já que as duas são consideradas doenças respiratórias causadas, respectivamente, pelos vírus Sars-Cov-2 e Influenza, transmitidas por contato respiratório e que inicialmente podem ter quadros muitos parecidos.

“As duas são bem parecidas, mas geralmente a covid-19 causa a perda de olfato e paladar que não é comum na gripe. Além disso, a covid também pode causar problemas de trombose”, explicou Fernando Maia.

E qual vacina tomar primeiro?

Diante da gravidade da Covid-19 e da ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas da gripe e da Covid-19, o Ministério da Saúde recomenda que se dê prioridade à vacinação contra a Covid-19, e somente depois tomar a vacina da gripe.

O que é necessário para se vacinar?

Para se vacinar, é necessário levar cartão de vacinas e documento com identificação com foto. Puérperas também precisam levar a certidão de nascimento do filho/filha, cartão de gestante ou documento emitido pelo hospital que realizou o parto.

Já os trabalhadores da saúde devem apresentar documentação que comprove o exercício profissional atual, a exemplo do contracheque, declaração emitida pelo estabelecimento de saúde onde atua ou carteira do respectivo conselho profissional.