Jovem integrante do Grupo Caiçara caminha 350 km do sertão da Bahia até Maceió

07/07/2021 08:50 - Notícias
Por Assessoria
Image

Um jovem indígena alagoano concluiu uma travessia gigante, a pé, de 350 km de caminhada saindo de Paulo Afonso na Bahia até a Praia de Ponta Verde, em Maceió. A jornada, concluída no último sábado (3) por Arõatan Caambembe, de 18 anos, tem repercutido muito nos grupos e nas redes sociais de Alagoas. A travessia durou 7 dias, com o jovem andando pela noite e dormindo em lugares improvisados pelas matas e estradas do Sertão, o Agreste e a Zona da Mata até o litoral da capital alagoana.

Membro do grupo Ouricuri Caiçara, Arõatan afirmou que a jornada teve como meta mostrar que com muita luta e esforço é possível a qualquer pessoa, com determinação, superar obstáculos e alcançar seus objetivos. “Nós, Caiçaras, acreditamos que viver é lutar e é se superar a cada desafio, combatendo o imobilismo, a falta de ação e acreditando que as conquistas de nossas vidas dependem, fundamentalmente, de nossa disciplina e esforço”, destacou Caambembe.

O Grupo do qual Arõatan faz parte realiza caminhadas em agenda permanente em Alagoas. Uma delas, saindo da Ponta Verde, em Maceió, até o litoral pernambucano, caminhando 5 dias pela praia. A outra, em região de mata fechada em uma área de reserva de Santana do Mundau, leva os membros do grupos a 9 dias de atividades de superação, reflexões e desafios. No perfil da rede social instagram.com/ouricuricaicara, o Grupo divulga sua filosofia de vida e modos de encarar a realidade e enfrentar as adversidades.

A caminhada de Arõatan começou no dia 26 de junho, ao lado de um amigo – o professor de psicologia Rafael Ernesto – a partir da cidade baiana sertaneja de Paulo Afonso. No segundo dia de caminhada o amigo do Arõatan se machucou, perdeu as unhas do pé e não pode continuar. Arõatan prosseguiu sozinho e no dia 3 de julho concluiu o percurso sendo recebido por membros do grupo que faz parte e por seus familiares.

“Os caiçaras não acreditam que a glória está em conseguir concluir o percurso ou no final do percurso. Eles acreditam que a felicidade está em aceitar o desafio, em ver a beleza de cada dia, em persistir, em resistir, em caminhar. Eles acreditam que não se desenvolve isto teoricamente, mas passando por processos desafiadores”, afirmou professor Tamuia Caambeembe, líder do grupo.

O Grupo dos Caiçaras, do qual Arõatan faz parte, acredita que na vida é preciso definir objetivos e persegui-los, mesmo com as durezas do caminho. O Grupo Caiçara estimula sempre os seus membros a fazerem longas caminhadas e a passarem períodos longos de privação em mata fechada. Eles acreditam que isto os fortalece para as adversidades da vida e também os molda para ver beleza em coisas simples.  Mais informações sobre o Grupo podem ser obtidas, também, pelo celular (82) 99665 8680.

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..