Alagoas é o quarto estado do Nordeste que mais vacinou pessoa contra a gripe. É o que aponta um levantamento feito pelo Ministério da Saúde (MS), divulgado no Painel Influenza, que mostra que o estado tem um percentual de 46,4% de pessoas imunizadas contra a Influeza.
Conforme o MS, Alagoas recebeu um total de 2 milhões de doses da vacina contra a Influenza. A procura pela imunização contra a H1N1 ainda é lenta no estado, mas com a disponibilização da vacinação para todos os públicos, a expectativa é de que o número de aplicações aumente consideravelmente. A meta mínima pretendida pelo Ministério da Saúde é de 90% de pessoas vacinadas.
Dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) apontam que 538.004 alagoanos receberam a vacina contra a Influenza, dos 1.198.127 que estavam anteriormente preconizados. No público-alvo das crianças com seis meses a menores de seis anos, o índice de vacinados corresponde a 72,33%, representando o maior alcançado. Já no grupo dos idosos, que são as pessoas com 60 anos ou mais, apenas 51,18% foram vacinados, que seria o mais suscetível a apresentar complicações em decorrência da Influenza, conforme apontam infectologistas.
Em quarto lugar no Nordeste em relação ao número de vacinados contra a gripe, entre os nove estados, Alagoas fica atrás do Piauí, terceiro lugar com 50,4%, e de Sergipe e Paraíba, respectivamente segundo e primeiro lugar. Sergipe com 50,5 e Paraíba com 50,8% da população vacinada.
Ontem (5), a Secretária de Estado da Saúde (Sesau) anunciou que a ampliação do público para se vacinar contra a Influenza, podem ser vacinadas todas as pessoas a partir dos 6 anos de idade, mesmo que não façam parte do grupo prioritário.
A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus: Influenza A (H1N1) e Influenza B. Em 2009, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a gripe H1N1 como pandemia, mais de 70 pais foram atingidos pela doença. No ano seguinte, 2010, a vacina foi incorporada à vacinação contra outras influenzas. Atualmente, a H1N1 é considerada como uma influenza sazonal.
Vale ressaltar que quem recebeu a vacina contra a Covid-19, seja primeira ou segunda dose, deve aguardar um prazo mínimo de 14 dias para se vacinar contra a Influenza. O mesmo vale para quem foi imunizado contra a gripe e está apto, de acordo com a faixa etária, a tomar a vacina contra a covid.
Vacina contra a Influenza em Maceió
Em Maceió, os interessados em receber a dose da vacina contra a Influenza podem se dirigir até uma das 53 Unidades de Saúde que estão aplicando a vacina, de 8h às 16h, exceto as exclusivas para a vacinação contra a Covid-19.
A população pode se dirigir ainda, das 9h às 16h, de segunda-feira a sábado, ao Mercado da Produção, no estacionamento da Feirinha de Artesanato; na Feirinha do Tabuleiro, próximo ao Cesta de Alimentos; e no Centro da cidade, próximo a Igreja do Livramento. Já nos Shoppings Pátio (Benedito Bentes), Maceió (Mangabeiras) e Parque (Cruz das Almas), o horário é das 14h às 20h, todos os dias.










