Em visita à Alagoas nesta quinta-feira (1), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga afirmou que o Brasil já tem autonomia para produzir vacina contra a Covid-19, sem a necessidade de insumos vindos do exterior. Ele também falou que o governo federal comprou mais de 600 milhões de doses e que a vacinação segue avançando no país.
"Nós já temos capacidade de produzir vacina com o IFA -Ingrediente Farmacêutico Ativo- nacional. Isso representa a autonomia do Brasil na produção de vacinas, sem a necessidade de insumos vindos do exterior. A aposta do governo é essa vacina muito segura, eficaz e efetiva", declarou o ministro à imprensa.
Queiroga visitou os municípios de Marechal Deodoro e Teotônio Vilela. Em Marechal, ele participou do lançamento de uma plataforma federal que possibilita o compartilhamento de informações de pacientes, assim como permite o acesso dedados em lugar do país, o Conecte-SUS Profissional. “ Lançar o Conecte-SUS aqui em Marechal me traz orgulho. Como bom nordestino, em estar aqui, já me sinto alagoano” declarou o ministro.
Já em Teotônio Vilela, por onde passou durante a tarde, Marcelo Queiroga, visitou o Posto de Vacinação Central e uma Unidade de Básica de Saúde (UBS). O ministro aplicou a vacina contra a Covid-19 em dois moradores e também conheceu o Centro de Especializado de Reabilitação do município.
Queiroga afirmou que o governo federal tem como meta vacinar toda a população do país acima de 18 anos e afirmou que até o próximo domingo, serão distribuídas 8 milhões de doses de vacinas para os estados.
O ministro afirmou que mais de 600 milhões de doses de imunizantes foram compradas e distribuídas, e que mais de 360 milhões de doses já foram contratadas.
"Nós já temos mais de 360 milhões de doses contratadas. Só com a Pfizer são 200 milhões de doses: 100 milhões que serão entregues até setembro e o restante até dezembro", pontuou o ministro da Saúde.