As ações serão voltadas para os alunos da rede pública municipal, por meio de campanhas de conscientização. Além do trabalho de orientação e prevenção realizado pelos agentes de saúde e epidemiológicos nas comunidades. O município planeja reativar o "Disk Dengue", número exclusivo para denúncias de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, o município também realizará através da Secretaria de Infraestrutura mutirões de limpeza em toda a cidade, evitando assim a proliferação do mosquito.
De acordo com o Coordenador de Endemias do município, Danilo Cavalcante, o planejamento dos trabalhos de combate e prevenção à proliferação do Aedes aegypti, tem como objetivo reduzir a infestação pelo mosquito, reduzir a incidência de dengue, detectar precocemente os casos de dengue, através da parceria com o Laboratório de Análise, agilizando ainda mais a ação do Núcleo de Endemias no enfrentamento ao mosquito.
Liderando as ações, a prefeita Angela Vanessa destacou as medidas de enfrentamento. "Todos os setores públicos trabalharão integrados no combate à dengue, estamos alinhando uma frente com as principais secretarias do município para combater o mosquito, não vamos medir esforços para cuidar e proteger os lajenses, mas é preciso que cada um faça sua parte. É importante fazermos uma corrente de conscientização, conversar com parentes, com vizinhos, com colegas de trabalhos e não facilitarmos para o mosquito, afinal dengue também mata". Ressaltou Angela Vanessa.

Interior