Guimarães Rosa

28/06/2021 16:09 - Blog do Eduardo Bomfim
Por redação
Image

A Seção Brasilidades do Portal Bonifácio celebra, neste 27 de junho, o aniversário de 113 anos do nascimento do escritor, médico e diplomata João Guimarães Rosa (Cordisburgo-MG, 1908 – Rio de Janeiro-RJ, 1967).

 Guimarães Rosa retratou em sua monumental obra o sertão e os sertanejos como construtores da identidade nacional na sua linguagem, psicologia e cultura. Grande Sertão, Veredas, seu principal romance, e seus contos, como A Hora e a Vez de Augusto Matraga se situam no cume da literatura brasileira. 

Sua arte descreve a vivência com os sertanejos que frequentavam o comércio de seu pai na pequena Cordisburgo, nos sertões de Minas, por ele homenageada em seu discurso de posse na Academia Brasileira de Letras. Os patriotas devem, além de conhecer, difundir e exaltar o grande gênio da cultura de nosso País, João Guimarães Rosa.

(Bonifácio)

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..