A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) informou que, nesta segunda-feira (28), data firmada em convenção coletiva como Dia do Comerciário para o setor varejista, as lojas da capital alagoana estarão fechadas. No entanto, na terça-feira (29), no Dia de São Pedro, irão funcionar normalmente. 

Apesar de haver dúvida quanto ao funcionamento dos estabelecimentos nessas datas, devido ao calendário de feriados publicado pelo Governo Estadual no início de janeiro, o órgão salienta que o cronograma do Executivo abrange apenas servidores públicos. 

De acordo com o assessor jurídico da Fecomércio AL, Geraldo Pimentel de Lima, o comércio do estado esteve livre para abrir no dia 24 (Dia de São João) e também estará no dia 29 de junho, exceto se estabelecido, em Convenção Coletiva de Trabalho, que será fechado. Um exemplo foi o acordo do segmento atacadista, que é representado pelo Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas (Sincadeal), e pelos empresários de estabelecimentos comerciais de Santana do Ipanema, que contam com a representação do Sindicato do Comércio Varejista do município.

Para os segmentos inorganizados, que são representados pela Federação e não estão amparados por convenção coletiva de sindicato específico da categoria, a avaliação do assessor jurídico é de que podem funcionar normalmente em todo o estado.

Em decisão judicial, proferida pelo juiz substituto da 5ª Vara do Trabalho de Maceió, Luiz Jackson Miranda Junior, nesta terça-feira (22), que confirma o entendimento do departamento jurídico da Fecomércio AL, a folga dos dias 24 e 29 de junho, que estão previstas em cronograma do Governo Estadual como feriados, tem validade apenas para servidores públicos, pois a iniciativa privada, que funciona por meio do regime celetista, é ampara por legislação federal.

Em se tratando de Alagoas, portanto, ainda conforme a decisão do juiz, o único feriado estadual previsto em lei que abrange o Comércio de Bens e Serviços é o da Emancipação Política, comemorado no dia 16 de setembro. Todos as outras datas reconhecidas pelo Governo Estadual como feriados são válidas apenas para servidores públicos.

*com Fecomércio AL