Renan Calheiros será inserido em açao no STF de Bolsonaro contra lockdown nos estados

21/06/2021 07:07 - Política
Por Redação*
Image

O senador Renan Calheiros poderá oferecer provas e justificativas ao Supremo Tribunal Federal (STF) na açao movida pelo presidente Jair Bolsonaro contra os estado que decretaram medidas mais duras de restrição para conter o avanço da Covid-19. 

Calheiro foi incluído pelo ministro Luís Roberto Barroso,  como “amicus curiae”  - amigo da corte - em uma ação contra os governos estaduais de Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Norte. Relator da ação, Barroso publicou a nova decisão neste neste sábado, 19."O senador Renan Calheiros requer o ingresso no processo, a título de amicus curiae. Dada a relevância da matéria, a representatividade do postulante como relator da CPI da Covid-19 e especificidade do interesse que representa, defiro seu ingresso no feito, tal como requerido", registra a decisão à qual a Jovem Pan teve acesso.

Na condição de “amicus curiae”, Calheiros poderá oferecer provas e justificativas ao Supremo, contribuindo assim para o julgamento da ação sobre o fim das medidas de restrição nos Estados. Em seu pedido, o relator da CPI da Covid-19 justificou que deveria ser incluído no processo porque “qualquer decisão tomada pela Corte no caso afetará toda a população brasileira” e “refletirá diretamente em direitos, deveres e atos atualmente investigados pela CPI da Pandemia“. Além de Calheiros, também atuarão como “3º interessado no processo” as siglas Rede Sustentabilidade e Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), a Confederação Nacional do Turismo (CNTUR) e o Sindicato dos Médicos no Estado do Paraná (Simepar).

*Com informações da JovemPam 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..