Alagoas está entre os estados com maior arrecadação no primeiro quadrimestre, aponta Tesouro Nacional

21/06/2021 21:20 - Economia
Por Redação*
Image

Alagoas está entre os estados com maiores altas de arrecadação nos primeiros quatro meses do ano. É o que aponta o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), com foco nos estados e Distrito Federal, divulgados nesta segunda-feira (21), pelo Tesouro Nacional.

Conforme dados do relatório, Alagoas é o sexto estado com a maior arrecadação do primeiro quadrimestre, com 23%. O estado fica atrás de Sergipe e Goiás (24% cada); Piauí (25%), Rio Grande do Norte (27%) e Roraima, que teve a maior arrecadação (31%).

De os estados do país, apenas o Espírito Santo não registrou crescimento de receita. 

O relatório também aponta que houve redução ou estabilidade das despesas em Alagoas e outros 5 estados, na comparação entre o primeiro quadrimestre deste ano e o mesmo período do ano passado.

Alagoas foi o quarto estado que mais reduziu despesa, marcado -1%. A maior queda na despesa ocorreu no Espírito Santo (-10%), seguido de São Paulo (- 6%), Rio Grande do Sul (- 3%) e Alagoas.  Há estados em que as despesas ficaram estáveis, apresentando crescimento zero, como no Tocantins e no Paraná.

A publicação também apresentou o resultado orçamentário dos estados, que corresponde à diferença entre as receitas realizadas e as despesas liquidadas em relação à Receita Corrente Líquida (RCL). No primeiro quadrimestre de 2021, a mediana do resultado orçamentário dos estados ficou em 20%. No mesmo período de 2020, a mediana havia sido de 14% da RCL.

Composição das despesas

O RREO do primeiro quadrimestre de 2021 mostra a composição das principais despesas dos estados e o DF em relação à receita total. Ao todo, 19 estados gastam mais da metade de suas receitas com pagamento de pessoal e encargos sociais. 

O relatório aponta ainda o grau de dependência das transferências de recursos federais na composição das receitas dos estados. 

Publicado a cada dois meses pelo Tesouro Nacional, o Relatório Resumido de Execução Orçamentária apresenta as informações fiscais consolidadas de cada ente da República Federativa do Brasil. Segundo o órgão, os dados foram extraídos do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, mantido pelo Tesouro, no 1º de junho.

Confira o relatório na íntegra

*Com Agência Brasil

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..