Arapiraca atingiu, neste sábado (19), a triste marca de 500 pessoas mortas por Covid-19. O município é o segundo do estado com maior número de casos confirmados e de óbitos pela doença. Nas redes sociais, a prefeitura da cidade lamentou a marca e disse que não é dia de comemoração.

“Hoje não é dia de comemoração. É dia de lamentarmos uma triste marca - Arapiraca atingiu 500 mortos pela COVID-19. São centenas de famílias destruídas por um vírus cruel. São histórias repletas de amor e muitas saudades”, diz o post da Prefeitura.

Segundo a última atualização da Secretária de Estado da Saúde (Sesau), divulgada nesta sexta-feira (19), Arapiraca tem 27.309 casos confirmados e mais de 2 mil casos em investigação laboratorial.

Os hospitais do município registram uma elevada taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para Covid-19. Ainda segundo dados da Sesau, dos 75 leitos do tipo existentes em Arapiraca, 70 estão ocupados, o que corresponde a 93% do total.

Em relação a ocupação dos hospitais, a Unidade de Emergência está com ocupação total dos leitos de UTI/Covid, 100%. Todos os 40 leitos estão com pacientes.

O Hospital Chama registra ocupação de UTI/Covid de 84%, dos 25 leitos, 21 tem pacientes; e o Hospital Regional está com 90%  de ocupação dos leitos de UTI para pacientes com coronavírus, são 10 e 9 estão ocupados. 

A taxa de leitos clínicos para pacientes com a Covid-19, está em 74%, 85 dos 100 oferecidos também estão ocupados.

Moradores da cidade afirmam que o município também tem registrado aglomerações em bares, Centro, agências bancarias e, durante os finais de semana, no Bosque da Arapiracas. O local destinado a lazer e prática de exercícios tem concentrado muitos jovens e pessoas aos sábados e domingos, durante as tarde e noites.

A Prefeitura de Arapiraca também tem orientado a população quanto a importância de respeitar os protocolos sanitários, o uso de máscaras e a higiene das mãos.

“Estamos fazendo nossa parte e trabalhando muito para vacinar todos, mas enquanto não chega vacina para população inteira é importante que as medidas de prevenção sejam cumpridas, como o distanciamento social, o uso de máscara e higienizar bem as mãos. Mesmo quem já vacinou precisa dessa consciência”, completa o post do Executivo municipal, refente a marca de 500 mortes por Covid-19.