A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta terça-feira (15) a importação excepcional da Sputnik V para mais alguns estados brasileiros. Atualmente, Alagoas é o único estado do Nordeste que ainda não recebeu a liberação, mas a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) garante que irá adquirir o imunizante.
Em nota, a secretaria afirma que a aprovação da Anvisa segue um cronograma de solicitações e assegura que “Alagoas irá receber o imunizante produzido na Rússia no mesmo período dos demais estados brasileiros que também solicitaram a liberação”.
Os esforços para aquisição da vacina surgiram a partir do Consórcio do Nordeste e, em março, uma lei que permitiu a compra em Alagoas foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Renan Filho. Agora, a secretaria garante que não houve alteração no cronograma de chegada da vacina Sputnik V, destinada à prevenção da Covid-19.
Inicialmente, o Consórcio esperava adquirir 39,6 milhões de doses da vacina, no entanto, até o momento, foram liberados apenas 938 mil imunizantes para a região. A Anvisa justificou que a limitação de doses é para o controle e observação dos lotes que chegarão, mas poderá reavaliar novamente para futuras aquisições.
Além disso, a agência limitou o público que poderá ser imunizado com a vacina e será direcionada para pessoas consideradas saudáveis entre 18 e 60 anos. Grávidas e lactantes não poderão tomar.
Confira a nota da Sesau na íntegra
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que não houve alteração no cronograma de chegada a Alagoas da vacina Sputnik V, destinada à prevenção da Covid-19. Ressalta que a aprovação por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) segue um cronograma de solicitações protocoladas junto ao órgão federal e assegura que Alagoas irá receber o imunizante produzido na Rússia no mesmo período dos demais estados brasileiros que também solicitaram a liberação.